‘Eu era uma analfabeta política’: o depoimento de uma leitora do DCM

Atualizado em 24 de outubro de 2014 às 16:18

logo

Temos, no DCM, a inabalável convicção de que os brasileiros estão despertando para as abjetas manipulações do chamado 1% — aquele grupo que levou um país tão ricos a ser um dos campeões mundiais em pobreza e desigualdade.

Uma carta que nos chegou hoje reforça ainda mais esta convicção, e nos dá ainda mais gana para entrarmos em 2014 combatendo o bom combate — um jornalismo apartidário, independente e a serviço de uma causa inegociável: uma sociedade justa.

A toda a comunidade DCM, a gratidão pela solidariedade neste luta por um país melhor e os votos de saúde, paz e o dinheiro necessário para 2014.

Abaixo, a carta.

 

Oi Paulo, bom dia.

Não sei se essa mensagem chegará até você, mas escrevo com a esperança de que a leia um dia.

Tenho 36 anos e até pouco tempo atrás era uma analfabeta política. Recentemente comecei a ler alguns blogs que, pouco a pouco, me fizeram despertar para tantas distorções que ocorrem bem debaixo dos nossos narizes.

Não tinha o menor conhecimento sobre assuntos que me dizem diretamente a respeito como feminismo, homofobia, posições e ideologias políticas, etc.

Repetia o que ouvia, não questionava, não raciocinava a respeito e pior – não me incomodava em aprender.

De uns tempos pra cá, ao começar a me informar e ler, percebi quão atrasada estou. E acredito que perceber isso já foi um passo importante.  Percebo hoje quantas besteiras falei, quanta omissão, quanta ignorância…

Mas também me alegro por estar em fase de transformação, por ter a chance de, através do DCM também, mudar meus ideais, despertar minha consciência e abrir os olhos para um olhar completamente novo.

Esse despertar já se reflete na educação dos meus filhos e na qualidade dos meus relacionamentos. É uma seleção natural – e muito bem vinda.

Desculpe se não fui muito objetiva, mas quero, com todas essas explicações, dizer obrigada a você e à equipe.

A variedade de assuntos, a abordagem clara e sem frufrus desnecessários (isso preciso aprender!), a honestidade e assertividade deste blog me inspiram a acreditar em dias – e ideais – melhores.

Parabéns a você e à equipe, que tenham um 2014 ainda mais brilhante.