“Eu sei quão sujo Donald é”, disse Epstein em novo e-mail revelado

Atualizado em 12 de novembro de 2025 às 19:03
Epstein e Trump em campanha em ponto de ônibus

O Partido Republicano dos EUA divulgou nesta quarta-feira (12) um novo lote de documentos do espólio de Jeffrey Epstein, ampliando o escândalo em torno das menções a Donald Trump.

Após os democratas da Comissão de Supervisão da Câmara (House Oversight) tornarem públicos e-mails privados em que o financista fazia referência ao presidente, os republicanos responderam liberando 20 mil páginas adicionais de mensagens e registros inéditos.

Entre os documentos há uma troca de e-mails de 2018 entre Epstein e Kathy Ruemmler, ex-advogada da Casa Branca durante o governo Barack Obama. Ruemmler havia enviado a ele um artigo do New York Times sobre o advogado pessoal de Trump, Michael Cohen, que se declarara culpado por violar leis de financiamento de campanha ao pagar o silêncio da atriz pornô Stormy Daniels.

Em resposta, Epstein escreveu: “Você vê, eu sei o quão sujo Donald é. Aposto que empresários de Nova York que não são advogados não fazem ideia do que significa ter o seu ‘faz-tudo’ virando contra você”.

Outros e-mails mostram que Epstein mantinha conversas íntimas sobre Trump com sua cúmplice, Ghislaine Maxwell. Em uma mensagem de 2011, ele afirmou: “Quero que você perceba que o cachorro que não latiu é Trump. [Trecho censurado] passou horas aqui com ele, nunca foi mencionado. Chefe de polícia, etc.”

Maxwell respondeu: “Tenho pensado sobre isso…”. Em outra correspondência, enviada ao escritor Michael Wolff, Epstein sugere que o então empresário sabia das atividades ilegais de Maxwell: “Trump disse que me pediu para renunciar, mas nunca fui membro de nada. É claro que ele sabia das garotas, já que pediu a Ghislaine para parar”.

“Eu sei o quão sujo Donald é”, escreveu Epstein em email

Os arquivos também mostram que Ruemmler manteve uma relação próxima com Epstein mesmo após deixar o governo. Ela se reuniu com o milionário diversas vezes e chegou a ter seu nome listado em planos de viagens dele para Paris, em 2015, e para sua ilha particular no Caribe, em 2017 — embora nunca tenha embarcado. Em 2023, Ruemmler afirmou: “Lamento profundamente ter conhecido Jeffrey Epstein”.

Desde a divulgação das mensagens, Donald Trump tem reagido com ataques, classificando o caso como “a farsa de Jeffrey Epstein”. Em sua conta no Truth Social, escreveu: “Apenas um republicano muito mau, ou muito estúpido, cairia nessa armadilha.

Os democratas custaram ao nosso país US$ 1,5 trilhão com suas ações desastrosas, e deveriam pagar por isso. Não deve haver distrações com Epstein ou qualquer outra coisa. Os republicanos devem se concentrar em reabrir o país e consertar o enorme dano causado pelos democratas.”

Kiko Nogueira
Diretor do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.