Eu também quero comprar o Neymar

Atualizado em 7 de junho de 2013 às 1:29

O craque é o novo milionário da lista da Forbes — e o dinheiro em torno dele está mais obscuro do que nunca.

Ele
Ele

Quanto vale Neymar? Se vigorar o “vale quanto pesa”, é pouco. Se for pelo quanto ganha, é muito. Mas ponha muito nisso.

Na lista da Forbes divulgada nesta terça-feira, o jovem franzino ocupa a 68ª posição entre os atletas mais ricos do mundo com seus U$ 20,5 milhões anuais. Se o critério for apenas jogadores de futebol, ele é o 9º mais rico. Quer saber por ordem crescente de data de nascimento? Aí ele passa a ser o número um. Primeirão. Chupa, Messi.

Ótimo, vale muito. Mas quanto custa comprar Neymar? Não é estranho que ele tenha custado aproximadamente a metade de Lucas?

O Paris Saint-Germain pagou RS 108,3 milhões pelo sãopaulino. Neymar foi vendido, segundo informa a diretoria do Santos, por R$ 47,5 milhões.

Quem me lê aqui sabe de meu apreço pelo garoto e não vou tirar a neymarzete do armário hoje. Não direi que “isso é absurdo pois um jogador nem se compara ao outro”. Vamos admitir que sejam equiparáveis, sim. Como pode então Lucas ter custado quase o dobro? (sei que 108 é mais que o dobro de 47 mas há que se descontar a inflação, câmbio, etc)

Sou só eu que vejo sinal de fumaça?

O clube catalão afirma ter desembolsado R$ 158 milhões pelo craque dos topetes.

O grupo DIS, detentor de 40%, não consegue saber qual o valor exato da negociação. Até hoje! Neymar já posou para fotos e vídeos vestido com o uniforme azul e grená em plano Camp Nou, já desfilou a meia dúzia de frases que decorou em catalão e até hoje quem detém quase metade de seu passe não sabe por quanto vendeu? Não tem acesso ao contrato. Básico, não?

Ao divulgar um número tão inferior ao que pode suportar nossa inteligência e tão discrepante do anunciado pelo Barcelona, alguns detalhes finalmente começam a vir à superfície do mar de Santos.

Vazou a informação de que Neymar recebeu um sinal de 10 milhões de euros em 2011, antes da final de clubes entre Santos e Barcelona.

Continuo sozinho vendo sinais de fumaça?

Neymar foi “comprado”? Essa mala preta foi a responsável pelos 4X0? Obvio que não. Mas é delicado, para dizer o mínimo.

Quem embolsou esses 10 milhões de euros? O Barcelona, após afirmar ter demonstrado no balanço anual do ano passado a saída desse valor como “pagamento de serviço ao jogador”, agora alega que o montante havia sido pago exatamente para comprar parte dos direitos da DIS, aquela mesma que até hoje não sabe quanto ganhou ou quanto perdeu. Novas informações dão conta ainda de que, na verdade, isso nunca foi concretizado, o dinheiro não foi usado e em breve será convertido em bônus ao atacante. Fica-se maluco ao tentar entender.

Portanto, para os que achavam que as negociações escusas andavam apenas pelos lados do clube praiano ou com o staff do jogador composto de agentes, investidores, pai, namorada etc, alegrem-se. Os espanhóis, de bobos, não tem nada, torcida brasileira.

Se ainda estiver possível ler entre tanta fumaceira, gostaria de saber o que o leitor pensa a respeito do segundo tempo a ser jogado na quitação pela compra de Neymar. A proposta feita, e aceita, é a de que dois jogos amistosos entre Santos e Barcelona complementarão o valor a ser dividido entre os “donos” de Neymar. Isso mesmo, a renda de dois jogos financiará a compra feita pelo Barcelona.

Quem, portanto, estará subsidiando o negócio? O torcedor brasileiro que for ao estádio. Bom, não? Ninguém irá pedir seu certificado de cotas no passe de Neymar? É só fazer a conta de quanto representará o valor do ingresso sobre o total pago pelo craque (só que ninguém sabe quanto é esse total…).

Estou pensando em comprar uma casa sem dinheiro. Fecho negócio, assino os contratos e farei uma festa com o valor do ingresso estipulado pelo quanto me falta na quitação do imóvel (importante: não deixarei muito claro qual o preço exato da casa, darei informações contraditórias a esse respeito). Conto com a presença dos amigos e de amigos dos amigos, ok? Quanto mais gente melhor, afinal não anunciei de quanto preciso, então vai que sobra mais algum. Camarão que dorme a onda leva, certo parceiro?

Lembrete, no convescote vale gritar “Visca Barça!!”