EUA classificam conversa entre Marco Rubio e Mauro Vieira como “positiva”

Atualizado em 9 de outubro de 2025 às 14:23
Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores, e Marco Rubio, secretário de Estado dos EUA. Foto: Reprodução

O Departamento de Estado dos Estados Unidos classificou como “positiva” a conversa entre o secretário americano Marco Rubio e o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira. A nota oficial divulgada nesta quinta (9) destacou que ambos concordaram em estabelecer um mecanismo bilateral para fortalecer os laços econômicos e tratar de prioridades regionais.

Segundo o texto, “o secretário Rubio e o ministro das Relações Exteriores Vieira concordaram em se reunir em breve e estabelecer um mecanismo bilateral para promover interesses econômicos mútuos e outras prioridades regionais importantes”.

O Itamaraty confirmou que a ligação ocorreu a pedido do governo americano e que o diálogo foi centrado em temas econômicos e comerciais, especialmente sobre o tarifaço imposto pelos Estados Unidos. Segundo o órgão, a conversa durou cerca de 15 minutos e foi “muito boa” e “objetiva”.

Comunicado do Departamento de Estado dos Estados Unidos. Foto: Reprodução

As equipes dos dois países devem se reunir nos próximos dias em Washington para discutir uma possível revisão das tarifas, demanda que já havia sido apresentada pelo presidente Lula a Donald Trump durante conversa recente.

Rubio também convidou Vieira para integrar pessoalmente a delegação brasileira nas negociações. A expectativa é que o encontro presencial com os dois chanceleres ocorra ainda neste mês, em uma tentativa de reaproximação diplomática entre os governos de Lula e Trump, que voltaram a trocar gestos cordiais após meses de tensão comercial.

O próprio presidente Lula confirmou publicamente o início das tratativas durante entrevista à Rádio Piatã, da Bahia. “O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, já fez o primeiro contato com o chanceler Mauro Vieira para retomar as negociações sobre o tarifaço”, afirmou. Segundo ele, as conversas devem avançar nos próximos dias e podem abrir espaço para uma revisão das tarifas impostas a produtos brasileiros.

Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e do Brasil, Lula, na Assembleia Geral da ONU, em setembro. Foto: Reprodução

Lula também comentou a videoconferência que teve com Donald Trump no início da semana e disse ter se surpreendido com o tom amistoso da conversa. “Eu te confesso que fiquei surpreso com o resultado da conversa, porque parecia impossível. No telefonema, havia uma expectativa de que ia ter muita discussão. Ele me ligou da forma mais gentil que um ser humano pode lidar com outro”, relatou o presidente.

Segundo Lula, o gesto de Trump foi seguido por um movimento diplomático prático: a ligação de Rubio para Mauro Vieira. “Talvez comece a ter conversa a partir de agora”, disse o presidente, em referência à retomada do diálogo entre os dois países após o período de atrito comercial que se intensificou no início do ano.

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.