EUA propõem cessar-fogo em Gaza no Conselho de Segurança da ONU

Atualizado em 19 de fevereiro de 2024 às 19:17
O presidente dos EUA, Joe Biden, e o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu. Foto: Reprodução

Os Estados Unidos enviaram uma resolução o Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) que propõe cessar-fogo na guerra entre Israel e o Hamas. No documento, o país pede “uma trégua temporária em Gaza o mais rápido possível”.

O texto ainda critica a ofensiva israelense sobre Rafah, na fronteira com o Egito, e afirma que ela “resultaria em mais danos aos civis e no seu maior deslocamento, incluindo potencialmente para países vizinhos”. A cidade é considerada pelo governo de Israel como a área mais segura na Faixa de Gaza.

A resolução americana ainda diz que a invasão de Rafah “teria sérias implicações para a paz e segurança regionais e, portanto, sublinha que uma ofensiva terrestre tão importante não deveria prosseguir nas atuais circunstâncias”. O texto não esclarece quando o documento deve ser votado no Conselho de Segurança.

Reunião do Conselho de Segurança da ONU. Foto: Seth Wenig/AP

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, anunciou bombardeios contra Rafah em 9 de fevereiro e dois dias depois, em 11 de fevereiro, foram conduzidas ofensivas aéreas na região. Na ocasião, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu para que o premiê não prossiga com o ataque.

O mandatário americano afirmou que o governo israelense só deveria continuar com as ações militares em Rafah se houver “plano realista e executável para garantir a segurança e o apoio aos civis” no local.

Aliados de Israel, os Estados Unidos já vetaram duas propostas de cessar-fogo na ONU e não se manifestaram sobre outras duas decisões que foram analisadas pelo colegiado.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link