EUA vetam resolução do CS da ONU que pedia cessar-fogo imediato em Gaza

Atualizado em 8 de dezembro de 2023 às 22:04
Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas). Foto: Timothy Clary/AFP

Os Estados Unidos vetaram nesta sexta-feira (8), durante uma reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), uma resolução que pedia um cessar-fogo imediato no conflito entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza.

Por ser um dos cinco membros permanentes do grupo, os EUA têm o poder de veto. Treze membros do Conselho de Segurança, incluindo o Brasil, votaram a favor do texto apresentado pelos Emirados Árabes Unidos.

“Embora os Estados Unidos apoiem os apelos a uma paz duradoura (…), não apoiamos os apelos a um cessar-fogo imediato”, disse Robert Wood, vice-embaixador dos EUA na ONU, antes da votação. “Isto apenas plantaria as sementes para a próxima guerra, porque o Hamas não deseja ver uma paz duradoura”, acrescentou.

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, invocou na última quarta-feira (6) o artigo 99 da Carta da ONU para convocar a reunião extraordinária do Conselho.

Secretário-geral da ONU, Antonio Guterre. Foto: Wikicommons

O artigo é uma das ferramentas diplomáticas de maior poder simbólico à disposição do secretário-geral da ONU e não era invocado há décadas, segundo o porta-voz de Guterres, Stéphane Dujarric.

Na carta enviada ao presidente do Conselho de Segurança, Guterres disse que os bombardeios de Israel estão provocando o “iminente colapso total da ordem pública” em Gaza.

“Em meio aos constantes bombardeios das forças armadas israelenses e sem abrigo e o mínimo para sobreviver, prevejo o iminente colapso total da ordem pública devido às condições desesperadoras, que até mesmo impossibilitariam uma assistência humanitária limitada”, escreveu.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link