“Eu estou tentando agora transferir essas pessoas até os municípios do litoral. Alguns prefeitos dessas a cidades me ofereceram abrigo, ficaram de me mandar até ônibus. As coisas estão se encaminhando”, afirma Ernani.
O transporte dos desabrigados está sendo feito por helicópteros, ônibus e caminhões. O prefeito destacou que uma força-tarefa está em operação para resgatar e evacuar os afetados. A água alagou 100% do centro da cidade, deixando-a sem energia elétrica, água potável e aumentando os casos de saques.
“Levamos todo mundo que conseguimos para cima da BR-290. Dali, começamos a distribuir todo mundo para cidades vizinhas, Gravataí, Porto Alegre e outras. A gente leva para lugar fixo, em abrigos das prefeituras, embarca e manda. O transporte é feito por helicóptero, por ônibus, por caminhão, do jeito que dá. O objetivo é levar todo mundo para onde tem segurança e sem largar ninguém.” enfatizou Freitas.
A previsão é que Eldorado do Sul permaneça alagada pelos próximos dez dias. A prefeitura pede suporte aéreo, embarcações e jet-skis. Situada na área de preservação ambiental do Delta do Jacuí, Eldorado do Sul tem 42.490 habitantes, segundo dados do IBGE de 2021.
A cidade solicita doações em seu site oficial e redes sociais. Os interessados podem levar doações para o Clube Itapeva, na Rua Avaré, 90, Jardim Flores, em Porto Alegre, das 8h às 17h. Itens necessários incluem sacos plásticos, água potável, itens de higiene pessoal, fraldas, alimentos não perecíveis, colchões e cobertores.