
O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu, nesta quarta-feira (13), 26 influenciadores digitais para a segunda edição do evento “Leis e Likes: o papel do Judiciário e a influência digital”, que terá um novo encontro na quinta-feira (14). Entre os participantes estavam nomes como o ex-BBB Fred Nicácio, a especialista em educação financeira Nath Finanças e a podcaster Deia Freitas, do “Não Inviabilize”.
O encontro, que tem como objetivo promover uma imersão sobre o funcionamento da Justiça brasileira, contou com a participação dos ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia e Luís Roberto Barroso. A programação incluiu rodas de conversa sobre temas como polarização política, liberdade de expressão, inteligência artificial e combate à desinformão, além de visita guiada pelo STF e acompanhamento de sessões no plenário.
Segundo dados do STF, a primeira edição do evento em 2024 resultou em:
– Aumento de 30% na imagem positiva do Tribunal na imprensa;
– Mais de 400 conteúdos produzidos pelos influenciadores;
– Alcance de mensagens-chave para 80% de não seguidores do STF.

O Tribunal ressaltou que nenhum participante recebeu cachê, tratando-se de uma iniciativa com “contrapartida 100% social”. Como lembrança, os influenciadores receberam brindes como um exemplar da Constituição Federal e meias personalizadas.
Veja os influenciadores que foram ao evento:
- @historiasdeterapia (Alexandre Simone e Lucas Galdino)
- @anaterra.oli (Anaterra Oliveira)
- @antoniotabet (Antonio Tabet)
- @beatrisbrantes (Beatris Brantes)
- @betaboechat (Beta Boechat)
- @umbipolar (Biel Braga)
- @cecilia.dassi (Cecília Dassi)
- @naoinviabilize (Deia Freitas)
- @frednicacio (Fred Nicácio)
- @afrocrente (Jackson Augusto)
- @jooj (Jooj Natu)
- @lailazaid (Laila Zaid)
- @luaxavier (Luana Xavier)
- @vogalizandoahistoria (Marco Viricimo e Vitor Vogel)
- @mizaelsilv (Mizael Silva)
- @nandogald (Nando Gald)
- @nathfinancas (Nath Finanças)
- @pfranca (Pedro Henrique França)
- @braidsrafa (Rafa Xavier)
- @3palavrinhas (Reinaldo Heleno)
- @sabrinafidalgoo (Sabrina Fidalgo)
- @profsaradovale (Sara do Vale)
- @oyurimarcal (Yuri Marçal)
Um dos momentos mais marcantes ocorreu quando o humorista paraibano Mizael Silva, conhecido como “advogado do Xandão” nas redes sociais, encontrou-se com Moraes.
Na antessala do plenário, Mizael brincou: “Precisa de mim?”, ao que Moraes respondeu: “Você fala inglês?”. O ministro completou a brincadeira dizendo que o humorista precisaria do idioma “para me defender nos Estados Unidos”, em referência às sanções impostas pelo governo de Donald Trump.
🇧🇷 “Você fala inglês? Para me defender nos Estados Unidos?”, diz Alexandre de Moraes para humorista Mizael Silva, que interpreta o “advogado do Xandão” nas redes. pic.twitter.com/W7X4t6euG1
— Eleições em Pauta (@eleicoesempauta) August 13, 2025