“Evitem favelas”: o aviso do governo dos EUA sobre Carnaval no Brasil

Atualizado em 5 de fevereiro de 2026 às 22:31
O Bloco das Carmelitas. Foto: ALINE RIBEIRO ALCâNTARA/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO

O governo dos Estados Unidos emitiu um alerta de segurança a cidadãos americanos que pretendem passar o Carnaval no Brasil e orientou que turistas “evitem favelas” durante o período festivo. O aviso foi divulgado pela Embaixada dos EUA no país nas redes sociais nesta quinta-feira (5) e inclui recomendações para não andar sozinho, especialmente à noite, além de evitar o uso de joias e o transporte de grandes quant

No comunicado, o governo americano orienta que turistas evitem andar sozinhos, especialmente à noite, e que não utilizem joias nem carreguem grandes quantias de dinheiro durante os dias de folia. A mensagem também pede atenção redobrada em locais com grande concentração de pessoas.

Segundo a nota, “crimes oportunistas, incluindo o roubo de celulares, são comuns durante o Carnaval”. O alerta destaca que esse tipo de ocorrência tende a aumentar em períodos de grandes eventos e aglomerações.

A Embaixada dos EUA também orienta cidadãos a evitarem comunidades em qualquer circunstância, inclusive durante festas de rua e blocos carnavalescos. A recomendação consta de forma expressa no texto divulgado pelo governo americano.

Entre outras orientações listadas estão manter os vidros fechados ao circular de carro, não aceitar bebidas de estranhos e não oferecer resistência física em tentativas de assalto, já que criminosos podem estar armados. O alerta também recomenda ingestão frequente de água para evitar desidratação.

No comunicado, a Embaixada afirma ainda que “embora os eventos mais famosos aconteçam no Rio de Janeiro, em Salvador e no Recife, é possível esperar grandes aglomerações e desfiles, também conhecidos como ‘blocos’, em todo o Brasil”, e reforça a necessidade de atenção constante ao entorno. Em 2025, um alerta semelhante já havia sido emitido pelo governo dos Estados Unidos.