
No comunicado, o governo americano orienta que turistas evitem andar sozinhos, especialmente à noite, e que não utilizem joias nem carreguem grandes quantias de dinheiro durante os dias de folia. A mensagem também pede atenção redobrada em locais com grande concentração de pessoas.
Segundo a nota, “crimes oportunistas, incluindo o roubo de celulares, são comuns durante o Carnaval”. O alerta destaca que esse tipo de ocorrência tende a aumentar em períodos de grandes eventos e aglomerações.
Brazil: The annual Carnival celebration will take place between Saturday, February 14 and Wednesday, February 18. While the most famous events occur in Rio de Janeiro, Salvador, and Recife, you can expect to see large gatherings and parades, also known as “blocos,” throughout… pic.twitter.com/afDtfmDspa
— Embaixada EUA Brasil (@EmbaixadaEUA) February 5, 2026
A Embaixada dos EUA também orienta cidadãos a evitarem comunidades em qualquer circunstância, inclusive durante festas de rua e blocos carnavalescos. A recomendação consta de forma expressa no texto divulgado pelo governo americano.
Entre outras orientações listadas estão manter os vidros fechados ao circular de carro, não aceitar bebidas de estranhos e não oferecer resistência física em tentativas de assalto, já que criminosos podem estar armados. O alerta também recomenda ingestão frequente de água para evitar desidratação.
No comunicado, a Embaixada afirma ainda que “embora os eventos mais famosos aconteçam no Rio de Janeiro, em Salvador e no Recife, é possível esperar grandes aglomerações e desfiles, também conhecidos como ‘blocos’, em todo o Brasil”, e reforça a necessidade de atenção constante ao entorno. Em 2025, um alerta semelhante já havia sido emitido pelo governo dos Estados Unidos.