Ex-assessor de Bolsonaro diz que mandou Cid “desfazer besteira” de cartão de vacinação

Atualizado em 20 de março de 2024 às 0:35
Mauro Cid fardado, olhando pra cima
Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro – Antônio Cruz/Agência Brasil

Preso, Marcelo Costa Câmara, ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), relatou detalhes importantes sobre seu envolvimento em uma fraude relacionada à falsificação do cartão de vacina do político. A investigação, conduzida pela Polícia Federal, revela detalhes preocupantes sobre sua participação no esquema.

Durante seu período como assessor de Bolsonaro, Câmara tomou conhecimento das doses falsas de vacina, surpreendendo-se com a situação e mandando “Cid desfazer a besteira que tinha feito”. Ele afirmou a interlocutores que o militar fez “tudo sozinho e sem autorização de ninguém”.

Apesar de tomar conhecimento da manipulação dos dados, Câmara optou por não denunciar, subestimando as consequências do ato. Ele próprio admite ter recebido a vacina contra a Covid-19.

Marcelo Costa Câmara posando para foto sem sorrir
Marcelo Costa Câmara, ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – Reprodução

A PF indiciou não apenas Câmara, mas também Bolsonaro e outras 15 pessoas por inserção de dados falsos e formação de organização criminosa. A investigação revela que Câmara teve seu e-mail vinculado à conta oficial do ex-chefe do governo, evidenciando sua participação nos eventos fraudulentos.

Segundo relatório da PF, os registros indicam que Câmara estava presente no Palácio do Alvorada no momento da alteração do e-mail, além da emissão do certificado de vacinação. Isso reforça a participação direta de Bolsonaro nos atos ilícitos, mesmo após o término de seu mandato.

Diante das evidências, o advogado de Câmara, Eduardo Kuntz, argumentou à CNN Brasil que uma denúncia contra seu cliente revelaria a natureza política do processo, negando sua legitimidade jurídica.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link