Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do TSE que teve conversas reveladas pela Folha em matéria contra Moraes, foi preso em 9 de maio de 2023 por agredir sua ex-esposa e disparar uma arma de fogo. No dia seguinte, Alexandre de Moraes o demitiu, e seu celular foi entregue à Polícia Civil de São Paulo.
De acordo com o boletim de ocorrência, Tagliaferro, ao chegar em casa em Caieiras (SP) “alterado” e após discutir com a esposa, disparou um tiro. Ele foi detido por violência doméstica e uso indevido de arma de fogo, e a arma foi apreendida. O assessor foi levado à delegacia.
Seu celular foi apreendido na ocasião. “Preso, teve de entregar o celular à Polícia Civil de São Paulo. Demitido sumariamente, passou a ter Moraes e seus ex-amigos de gabinete como inimigos. E, de resto, ‘6 gb’ não é sequer toda a capacidade de memória de um celular. Ao menos por algum tempo, os dados do Tagliafero estiveram suscetíveis a cópia pela polícia paulista comandada pelo Guilherme Derrite e por Tarcísio de Freitas. Ou seja, vem daí ou de uma vingança pessoal contra o ex-chefe, podemos ver surgirem os caroços do angu”, escreveu o jornalista Luís Costa Pinto no X.
Pauta: os tais Serapião e Greenwald, penas usadas pela extrema-direita para tentar tirar Alexandre de Moraes da relatoria das ações contra os golpes de Bolsonaro no STF, não deixam claro a origem dos tais “6 gb de mensagens”. Eduardo Tagliafero, o ex-assessor do TSE que teve sua…
— Luis Costa Pinto (@LulaCostaPinto) August 14, 2024
“O Tribunal Superior Eleitoral exonerou na manhã desta terça-feira, 9 de maio, Eduardo Tagliaferro devido a sua prisão em flagrante por violência doméstica e aguardará a rigorosa apuração dos fatos”, declarou o tribunal em comunicado à imprensa.
Tagliaferro havia sido nomeado em 16 de agosto de 2022 como Assessor-Chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação, da Secretaria-Geral da Presidência do TSE, por decisão de Alexandre de Moraes. Antes de sua atuação no STF, ele trabalhou por 12 anos como especialista em perícia digital no setor privado, chegando a ser CEO de uma empresa desde 2014.
Ouça o áudio entre Airton Vieira, juiz auxiliar de Moraes no Supremo, e Eduardo Tagliaferro:
🚨🚨🚨 Ouça a conversa entre Airton Vieira, juiz auxiliar de Moraes no Supremo, e o perito criminal Eduardo Tagliaferro, chefe da Assessoria de Enfrentamento à Desinformação do TSE, então presidido pelo ministro. É perceptível o desconforto dos assessores em cumprir ordens fora… pic.twitter.com/bnm4AqAYVN
— Claudio Dantas (@claudioedantas) August 13, 2024
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link