Ex-comandante da PM diz que houve “apagão total da inteligência” durante ato terrorista em Brasília

Atualizado em 10 de fevereiro de 2023 às 19:23
O coronel Jorge Eduardo Naime, ex-comandante de Operações da PM-DF. Foto: Divulgação

Jorge Eduardo Naime, ex-comandante de Operações da Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF), afirmou à Polícia Federal que “houve um apagão total da inteligência” durante o ataque terrorista de 8 de janeiro em Brasília. Ele disse à corporação que “a PM não deve ter recebido as informações de que haveria uma manifestação daquele tamanho”. A informação é do portal Metrópoles.

Ao contrário do que disse o ex-comandante, entretanto, autoridades da área de segurança pública do DF foram informadas sobre a chegada de milhares de bolsonaristas no fim de semana. Um relatório da PF entregue ao Supremo Tribunal Federal (STF) mostrou que um tenente-coronel da PM fez ao menos cinco alertas a autoridades em um grupo de WhatsApp.

Havia sete pessoas no espaço: o coronel da PMDF Fábio Augusto Vieira; os policiais civis do DF Thiago Frederico de Souza Costa e Alberto Barbosa Machado Nunes Rodrigues; o então secretário de Segurança Pública do DF Anderson Torres; o secretário de Segurança substituto Fernando de Sousa Oliveira; a delegada da PF Marília Ferreira de Alencar, e o tenente-coronel Jorge Henrique da Silva Pinto.

O tenente-coronel começou a enviar alertas sobre a chegada dos terroristas em Brasília no dia 7 de janeiro, véspera do ataque.

No depoimento à PF, Barreto ainda disse que o comando do Exército “frustrou os planos” da PM de retirar o acampamento golpista instalado em frente ao quartel-general de Brasília. Ele foi preso na terça (7), por suspeita de omissão no planejamento dos atos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link