Ex-ditador do Peru, Alberto Fujimori, morre aos 86 anos

Atualizado em 11 de setembro de 2024 às 20:52
Ex-presidente do Peru, Alberto Fujimori. Foto: HO/Prensa Fujimori/AFP

O ex-presidente do Peru, Alberto Fujimori, morreu nesta quarta-feira (11). O político, que governou o país sul-americano por uma década, tinha 86 anos e lutava contra um câncer de língua.

A morte foi confirmada pela sua filha, Keiko Fujimori, em comunicado. “Após uma longa batalha contra o câncer, nosso pai, Alberto Fujimori, acaba de partir para o encontro com o Senhor. Pedimos àqueles que o estimaram que nos acompanhem com uma oração pelo descanso eterno de sua alma. Obrigado por tudo, papai”, disse.

Fujimori, que havia sido preso duas vezes por crimes contra a humanidade e enfrentou acusações de corrupção e fraude, estava internado em Lima em estado grave. Ele governou seu país por 10 anos, entre julho de 1990 e novembro de 2000.

Mais cedo, o médico pessoal de Fujimori, Alejandro Aguinaga, informou que ele estava “lutando pela vida” e pediu respeito à privacidade da família.

O ex-presidente estava recebendo tratamento na residência de sua filha, Kiko, no bairro de San Borja, em Lima, após sair da prisão.

Em maio, Fujimori revelou ter sido diagnosticado com um tumor maligno na língua. O ex-presidente já havia anunciado, em 2018, um tumor no pulmão.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️ Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
? Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line