Exclusivo: ex-espião defende que a CIA seja “dissolvida”

John Kiriakou acredita que outro tipo de inteligência pode existir nos países

Atualizado em 8 de julho de 2023 às 8:17
John Kiriakou
John Kiriakou. Foto: Reprodução/DemocracyNow

O ex-espião da CIA, John Kiriakou, concedeu uma entrevista exclusiva ao Diário do Centro do Mundo e defendeu a dissolução da agência de inteligência americana. Para o especialista, os países deveriam desenvolver instituições que não utilizem os métodos da Central Intelligence Agency.

Confira alguns trechos.

Diário do Centro do Mundo: O presidente Lula diz que teve um bom relacionamento com George W. Bush, ao contrário de Obama. O que você acha disso?

John Kiriakou: Acho que faz sentido. Você sabe, todo mundo gostava de George W. Bush como pessoa. Quase todo mundo gostava dele como presidente, mas acho que muitos americanos perceberam que ele não era realmente o presidente. Dick Cheney era realmente o presidente.

Mas, segundo todos os relatos, e você ouvirá isso tanto de republicanos quanto de democratas, George W. Bush era um cara legal. Ele era alguém com quem você gostaria de sair e beber uma cerveja.

Barack Obama nem tanto. Sou suspeito para falar sobre Obama porque acho que Obama nos vendeu para o Estado de Segurança Nacional.

Foi Obama quem processou oito denunciantes da Segurança Nacional e colocou todos nós na prisão. Isso é três vezes mais do que todos os presidentes americanos anteriores combinados e Joe Biden é uma extensão da Casa Branca e da política externa de Obama.

A política externa de Biden nem é tão boa quanto a de Obama. Pelo menos Obama abriu relações com Cuba e Joe Biden não reabriu as relações com Cuba.

Que foram fechados durante a administração Trump. Então, você sabe o quão louco é que, todos esses anos depois, estamos olhando para trás e dizendo ‘oh, sinto falta dos bons velhos tempos de George W. Bush’. É louco.

E deixe-me dizer-lhe uma outra coisa: nos salões da CIA durante a administração de George W. Bush, costumávamos nos maravilhar com o quão duro aquele departamento de estado trabalhava para não falar com nossos inimigos.

Se você está no departamento de estado, se você é um diplomata, seu trabalho é fazer diplomacia, seu trabalho é falar com todo mundo. Seu trabalho é apresentar os objetivos da política externa americana e eles trabalharam muito para não falar com nossos inimigos, para não se envolver na diplomacia.

Como você disse, foi George W. Bush que lançou a guerra no Afeganistão e a guerra no Iraque, mas então temos São Obama que se torna presidente e de repente estamos lutando na Síria, estamos lutando na Líbia, estamos lutando na Somália, ainda estamos lutando no Iraque, ainda estamos lutando no Afeganistão.

Bem, qual é a diferença? E nós matamos Bin Laden e nada mudou. Foi muito decepcionante.

DCM: O Washington Post disse que as agências de espionagem dos EUA obtiveram informações de inteligência em meados de junho, indicando que o chefe mercenário de Wagner, Yevgeniy Prigozhin, estava planejando uma ação armada contra o sistema de defesa russo. É possível que a CIA esteja ajudando Prigozhin?

JK: É possível, certamente. Se a guerra não estivesse acontecendo agora, o que provavelmente teria acontecido é que a CIA teria avisado o presidente Putin de que algo estava acontecendo. Isso aconteceu duas vezes no passado, onde a NSA ou a CIA obtiveram informações de que havia ameaças legítimas ao governo russo e, portanto, o presidente George H.W. Bush em um ponto alertou o presidente Gorbachev.

Então haveria uma tentativa de golpe contra ele e Gorbachev foi capaz de matar esse golpe antes que ocorresse. Então, alguns anos depois, a CIA obteve informações de que haveria uma tentativa de golpe contra o presidente Yeltsin e o avisaram com antecedência para que ele pudesse responder.

Portanto, há um precedente para alertar o presidente da Rússia de que algo está acontecendo, eles não o avisaram desta vez. E eu teria que supor que esta notícia veio de um vazamento da CIA. Portanto, certamente é possível que a CIA estivesse ajudando o grupo de Wagner de alguma forma ou decidisse simplesmente ficar de fora. Porque qualquer tentativa de atacar Moscou enfraqueceria Putin e a CIA quer que Putin seja enfraquecido.

Acho que Prigozhin exagerou muito na mão. Ele disse nos últimos dias que tinha 25 mil homens dispostos a se mudar para Moscou. Isso simplesmente não era verdade e eram mais de 2.500 homens ou 3.000 homens.

Isso também não era verdade, ele havia assumido o controle de uma base militar em Rostov. Ele simplesmente não tinha o apoio para sustentar sua retórica e suas ameaças. E então, quando ele recebeu a ligação do presidente Lukashenko dizendo que havia falado com Putin e o presidente russo estava disposto a permitir que Prigozhin fosse para o exílio na Bielo-Rússia.

O que teríamos visto se ele continuasse em Moscou teria sido um banho de sangue.

DCM: Rebekah Koffler, uma ex-analista da CIA, afirmou que Vladimir Putin ‘orquestrou’ o golpe com o chefe mercenário de Wagner, Yevgeny Prigozhin, em uma ‘bandeira falsa clássica’ para tentar fazer o Ocidente acreditar que seu exército havia enfraquecido. Você concorda?

JK: Não, eu não concordo. Ele não precisa convencer o Ocidente de nada. O Ocidente será convencido de uma forma ou de outra com base no que está acontecendo no campo de batalha.

Este é um problema que tenho com muitos analistas e ex-analistas da CIA. Tudo para eles é uma bandeira falsa. Bem, você sabe como as bandeiras falsas são complicadas. Você sabe, quantas partes móveis existem em uma bandeira falsa, onde tudo tem que ir exatamente de acordo com o planejado para que realmente funcione.

Depois de 15 anos na CIA, posso dizer que há muita gente estúpida na CIA. Tem muita gente que não tem ideia do que está fazendo. Há muitas pessoas que simplesmente não estão equipadas para pensar no longo prazo. Além disso, a CIA, como qualquer grande organização, é um tipo de organização burocrática lenta.

Eles não são capazes de tomar decisões rapidamente para fazer esse tipo de coisa acontecer. Não, não acredito na narrativa da bandeira falsa.

DCM: Você acha que a CIA agora está usando IA para tomar decisões ou fazer operações hoje em dia?

JK: Definitivamente sim. 100% sim. Na verdade, a CIA, quando eu ainda estava lá, quando a IA era apenas uma fantasia de empresas de tecnologia, já estava trabalhando nisso. A CIA investiu dezenas de milhões de dólares em algo chamado braço de capital de risco.

Eles usaram o dinheiro do contribuinte para investir em tecnologia de ponta. Chegou a bilhões e bilhões de dólares e, portanto, a CIA pode usar essa tecnologia. Quando ainda está em fase de testes. Estou confiante de que a CIA estava entre os primeiros usuários de inteligência artificial e espero que muitas dessas decisões que estamos vendo saindo da CIA possam ser atribuídas à IA.

Muitas decisões vêm dos jogos de guerra. O que estamos vendo saindo da comunidade de inteligência pode ser atribuído à IA. Acredito que veremos muito mais disso no futuro.

DCM: Como o aprimoramento do exército com drones?

JK: Isso tudo está conectado. Mesmo 20 anos atrás, quem diria que isso elevaria o nível de guerra de drones até o que temos hoje? Ninguém poderia sequer ter pensado em tal coisa. Mas eles estavam pensando nisso na CIA. Agora estamos falando sobre esses robôs e cães robôs. Você já viu no Netflix, na série Black Mirror.

Esses cães robôs, bem, agora são uma realidade. Essas coisas automatizadas, esses robôs vão travar guerras. Não haverá seres humanos lutando em guerras em alguns cenários.

DCM: A CIA tem muito medo dos chineses?

JK: Sim. Não é apenas uma corrida armamentista entre eles que todos estamos vivenciando, é uma corrida tecnológica. E você sabe, os Estados Unidos decidiram gastar mais dinheiro com as forças armadas do que os próximos oito maiores países juntos ou, olhando de outra forma, os Estados Unidos têm um orçamento de defesa maior do que os 144 países menores juntos.

Os chineses optaram por gastar seu dinheiro em pesquisa e desenvolvimento e no Desenvolvimento Internacional. E no programa Belton Road e investindo em metais de terras raras e investindo em infraestrutura em lugares como a própria China e Leste Asiático.

E agora os Estados Unidos não conseguem entender. Como começamos a ficar para trás dos chineses? Bem, a resposta é muito fácil. Porque decidimos gastar nosso dinheiro em uma coisa e os chineses decidiram gastar seu dinheiro em outra coisa, então temo que os Estados Unidos fiquem para trás da China nessas questões de tecnologia avançada.

Simplesmente porque não temos dinheiro para fazer o tipo de pesquisa que os chineses fazem sobre cidades inteligentes e tudo isso.

DCM: Quanto existe de teoria da conspiração no envolvimento da CIA em operações internacionais?

JK: A missão da CIA é muito simples. É recrutar espiões para roubar segredos e depois analisar esses segredos para permitir que os formuladores de políticas americanos façam a política mais bem informada.

Portanto, é trabalho da CIA interceptar as comunicações de todos os celulares, os emails. Para recrutar fontes humanas para roubar esses segredos internos. É isso que eles fazem, é assim que são promovidos.

Se você é um oficial da CIA, não será promovido por não roubar segredos, não será promovido se não interceptar o celular de alguém. Então, sim, é isso que eles estão fazendo em quase todos os países do mundo.

DCM: Você acha que existe outra maneira de ter uma agência de inteligência sem usar esses métodos da CIA?

JK: Sim. Estou registrado dizendo que não acho que precisamos de uma CIA. Acho que a CIA deveria ser dissolvida agora.

Temos outros métodos para proteger nosso país, outros métodos pelos quais podemos fazer políticas informadas. Não precisamos roubar as comunicações de todos e nos infiltrar em seus governos. Existem maneiras melhores, mais baratas e mais eficientes de fazer isso.

E a forma principal é uma diplomacia mais robusta e imparcial. Se o objetivo da política externa americana não fosse dominar países ou regiões inteiras, mas engajar esses países em parcerias, então não precisaríamos de uma CIA.

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp,clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link