Ex-estrategista de Trump, Steve Bannon é condenado a 4 meses de prisão nos EUA

Atualizado em 21 de outubro de 2022 às 12:29
Steve Bannon. Foto: Wikimedia Commons

O ex-estrategista-chefe de Donald Trump, Steve Bannon, foi condenado nesta sexta-feira (21) a quatro meses de prisão por desacato, após ter se recusado a colaborar com as investigações sobre o ataque ao Capitólio dos EUA em janeiro de 2021.

Bannon também terá que pagar uma multa de US$ 6.500, segundo a decisão do juiz distrital Carl Nichols. Mas o juiz disse que suspenderia a sentença até a apelação de Bannon, desde que a documentação legal fosse apresentada prontamente.

O americano foi condenado por duas acusações de desacato ao Congresso por não fornecer documentos ou testemunhos. A punição para cada uma das duas acusações foi um mínimo de um mês e um máximo de um ano de prisão e uma multa de até US$ 100.000.

O advogado de Bannon, David Schoen, argumentou que seu cliente deve receber apenas liberdade condicional por desafiar a intimação do Congresso e chamou o advogado de Trump, Justin Clark, de “bandido” e “mentiroso”.

“Ele não passa de um bandido. Eu não acreditaria em nada do que ele diz, um do que se poderia chamar de Três Patetas… Ele mentiu para mim pessoalmente. Ele me roubou pessoalmente”, disse Schoen.

Segundo o jornal britânico The Guardian, o trunfo da equipe jurídica de Bannon seria uma carta escrita por Clark como prova de que Trump afirmou privilégio executivo sobre suas interações com seu estrategista-chefe, o que significa que ele não era obrigado a cumprir a intimação do Congresso e testemunhar.