EXCLUSIVO: Em carta, Maduro celebra absolvição de Lula e oferece ajuda para derrotar o neoliberalismo no Brasil

Atualizado em 12 de março de 2021 às 13:22
Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, cumprimenta Lula durante encontro em São Paulo VEJA.com/AFP

Um dia após pedir que as Nações Unidas intervenham no Brasil para controlar a crise sanitária causada pela pandemia, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, enviou nesta sexta-feira (12) uma carta para Lula.

Maduro celebrou a anulação das condenações do ex-presidente brasileiro na Lava Jato e afirmou que o petista pode contar com ele e com o povo venezuelano para vencer o neoliberalismo.

O documento não fala sobre intervenção militar, mas sobre o Brasil assumir o protagonismo da luta contra a extrema direita na América Latina. 

“Unidos podemos avançar com mais força, é preciso trabalhar com maior coordenação, com as lições aprendidas, para fortalecer os mecanismos de integração regional que foram dilacerados pela agenda neoliberal”, afirma.

Leia a carta na íntegra:

Estimado camarada Luiz Inácio Lula da Silva

Querido amigo,

Com profunda alegria no coração, escrevo estas linhas para acompanhá-lo neste momento de reivindicação histórica à sua pessoa e à sua causa, que é a causa e a esperança do povo do Brasil e de toda a nossa América.

Vimos durante todos esses anos como você sustentou uma batalha desigual contra a mídia e o sistema judiciário da direita brasileira e transnacional. Você o fez com firmeza e convicção, junto com sua maravilhosa família, que tem sofrido duros golpes nestes anos, por você e por eles, que sempre estiveram em nossos pensamentos, um abraço especial meu e de Cilia.

Caiu pela força da verdade, da justiça e da luta, a escandalosa e gigantesca fraude legal contra ti. O mundo testemunhou a integridade com que suportaste a prisão injusta, a constância com que se desenrolou a batalha pela tua libertação, a tua dedicação ao serviço do povo ao longo desta luta.

O triunfo de hoje é fruto da determinação e sabedoria de sua liderança, do trabalho de sua extraordinária equipe jurídica, da consciência do ativismo popular, do apoio à solidariedade internacional e, em suma, do amor de um povo que nunca o deixou sozinho. É um triunfo lindo e animador.

Esse triunfo abre também novos horizontes de esperança para o povo brasileiro, que hoje vive uma péssima situação de saúde, vivenciando um doloroso revés social, econômico e político, a par do selvagem neoliberalismo que se impôs após a guerra judicial e midiática contra você e o golpe parlamentar contra Dilma.

Unidos podemos avançar com mais força, é preciso trabalhar com maior coordenação, com as lições aprendidas, para fortalecer os mecanismos de integração regional que foram dilacerados pela agenda neoliberal, para mais uma vez mostrar uma frente unida diante de comuns desafios.

Caro camarada Lula, conte com meu esforço pessoal em tudo que possa ser útil a você e ao povo brasileiro, conte com a Venezuela, conte com o povo bolivariano para novas batalhas.

Nos passos de Simón Bolívar e Ignacio Abreu e Lima, com o legado imortal de Hugo Chávez: continuaremos vencendo!

NICOLÁS MADURO MOROS, PRESIDENTE DA REPÚBLICA BOLIVARIANA DA VENEZUELA