Sem categoria

Exclusivo: Pazuello obrigou soldado a puxar carroça no lugar de cavalo em quartel

O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello. Seus métodos de disciplina são pouco ortodoxos

O atual ministro interino da Saúde do Brasil, general Eduardo Pazuello, obrigou um soldado sob seu comando, no dia 11 de janeiro de 2005, a puxar uma carroça, atrelado ao equipamento no local destinado ao cavalo, e com um colega sendo transportado no banco, com todos os demais militares que serviam na unidade assistindo ao ato, imposto ao soldado por Pazuello como castigo por indisciplina.

O episódio se deu no Rio de Janeiro, no Depósito Central de Munição do Exército, à época dirigido pelo então tenente-coronel (hoje, general) Eduardo Pazuello. O militar feito de animal de tração pelo ministro foi o soldado Carlos Vitor de Souza Chagas. O caso gerou um Inquérito Policial Militar (105/05), ao qual o DCM teve acesso, para se apurar maus tratos e perseguição ao soldado castigado.

Nos autos, Carlos Vitor Chagas afirmou que se sentiu humilhado e que se tornou alvo de piadas e xingamentos de seus colegas de farda, que foram obrigados a assistir ao espetáculo. O inquérito, porém, foi arquivado sem qualquer punição ao então tenente-coronel.

É que, quando foram depor no procedimento instaurado na Justiça Militar, os colegas do soldado, todos subordinados a Pazuello, foram unânimes em dizer que o atual ministro interino era uma pessoa íntegra e respeitosa, que jamais teve a intenção de humilhar o soldado feito de cavalo, mas tão somente impor disciplina à tropa. Também afirmaram que em nenhum momento caçoaram do soldado.

O inquérito foi então encaminhado para a Procuradoria-Geral da Justiça Militar. A então Procuradora-Geral, Maria Ester Henriques Tavares, considerou que não houve qualquer ato passível de punição por parte de Pazuello, conforme afirmou nos autos, em 12 de dezembro de 2005, julgando “perfeitamente natural o constrangimento” do militar punido:

As alegadas humilhações pelo caçoado de outros Soldados não ficaram demonstradas pelos demais militares ouvidos neste IPM. O sentimento de constrangimento que demonstrou o Soldado Carlos Vitor foi perfeitamente normal, quando circundou o gramado puxando uma carroça com um colega seu nela sentado.

MARIA ESTER HENRIQUES TAVARES
Procuradora-Geral da Justiça Militar

 

LEIA MAIS: Eduardo Pazuello deverá assinar decreto liberando o uso abrangente da cloroquina em pacientes com covid-19

A procuradora-geral chegou a “reconhecer excesso” por parte de Pazuello, mas não ao ponto de merecer qualquer punição, de acordo com o que fez constar em sua argumentação final pelo arquivamento do caso:

Se reconheço um excesso do Diretor do Depósito de Munição em sua maneira de efetivar uma atitude de correção e pedagógica ao soldado que trotava com a charrete dentro daquela Unidade Militar, por outro lado, reconheço que o referido Oficial não externou qualquer ato de perseguição.

A procuradora-geral explicou, ainda, que não poderia ser a intenção de Pazuello humilhar o soldado, já que coloca-lo para fazer o serviço de um cavalo, nos olhos do então tenente-coronel, poderia até ser uma forma de prestigiar o soldado, tamanho o amor do oficial pelos equinos.

Finalmente, além da prova desautorizar qualquer perspectiva de que o citado Oficial tivesse intenções de menosprezar CARLOS VITOR ou de lhe impor maus tratos, há aspectos pessoais da vida de Pazuello que demonstram sua familiaridade e, sobretudo, amor aos eqüinos, o que revela, mais uma vez, aspectos subjetivos de sua conduta ocorrida no dia 11 de janeiro de 2005, de sentido nitidamente orientador(…)

Vida que segue. Boa sorte ao novo ministro e ao Brasil.

Vinicius Segalla

Vinicius é jornalista

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Vinicius Segalla

Recent Posts

Tarcísio pula abertura de feira de agronegócio para acompanhar ato de Bolsonaro em Ribeirão Preto

Os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e de Goiás, Ronaldo Caiado (União),…

14 minutos ago

Aniversário de 79 anos da morte de Mussolini tem homenagens facistas

O 79º aniversário da morte de Benito Mussolini e sua amante, Claretta Petacci, foi celebrado…

2 horas ago

Quem é Andressa Mendonça, ex-mulher que ameaça ‘contar podres’ de senador bolsonarista

Andressa Mendonça, ex-mulher do senador Wilder Morais, ganhou destaque neste domingo (28) ao ameaçar expor…

2 horas ago

Ex-mulher de senador Wilder Morais ameaça contar podres se bolsonarista não abrir carteira

Ex-mulher do senador Wilder Morais (GO), Andressa Mendonça ameaçou expor os podres do bolsonarista caso…

3 horas ago

Madonna de cidadã honorária do Rio é o cúmulo da viralatice. Por Nathalí

Por Nathalí Dessa vez a síndrome de vira-lata foi longe demais: a câmara de vereadores…

4 horas ago

“Sou um adulto concorrendo contra um garoto de 6 anos”, diz Biden sobre Trump

O tradicional jantar anual da Associação de Correspondentes da Casa Branca se tornou palco para…

5 horas ago