Exército de Israel diz que matou chefe de inteligência do Hamas em Gaza

Atualizado em 16 de outubro de 2023 às 15:57
Mesquita destruída por um ataque aéreo israelense em Khan Younis, Faixa de Gaza, em 8 de outubro de 2023. Foto: Yousef Masoud/AP

As Forças de Defesa de Israel (IDF) afirmaram que mataram o chefe regional de inteligência do Hamas na cidade de Khan Younis, ao sul da Faixa de Gaza. Billal al-Qedra, o avo da ação israelense, teria sido um dos organizadores dos ataques de 7 de outubro.

O exército israelense promoveu diversos ataques visando integrantes do Hamas e mirou túneis usados pelo grupo e um esquadrão de lançamento de foguetes. “Ele foi responsável pelo ataque assassino nos Kibutz Nirim [comunidade próxima da fronteira com Gaza] e Nir Oz [comunidade ao sul de Israel]”, afirmou o comandante das IDF.

Há um grupo de brasileiros que aguarda resgate na região de Khan Younis. O local fica a dois quilômetros da fronteira de Gaza com o Egito e tem recebido diversos palestinos desde a ordem de Israel para evacuar o norte do território.

Gaza tem sofrido com um “cerco total” promovido por Israel, que cortou água, eletricidade e combustível. A guerra entre o exército israelense e o Hamas teve início no último dia 7, quando o grupo armado fez um ataque em seu território.

O conflito entre em seu décimo dia e já deixou, no total, 4.070 mil pessoas mortas: sendo 2.670 em Gaza, segundo o último balanço palestino, divulgado neste domingo (15), e 1.400 mil em Israel, de acordo com autoridades locais.

As IDF afirmaram que já foram mortos ao menos quatro líderes do Hamas: Zachariah Abu Ma’amar, chefe do escritório do grupo para reações internas; Joad Abu Shmalah, responsável pelo gerenciamento dos recursos do grupo; Ali Qadhi, comandante da Força Nukhba do Hamas; e Murad Abu Murad, tratado como chefe da formação aérea do grupo.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link