O Exército divulgou um comunicado à tropa nesta quinta-feira (16) para anunciar a troca do general Gustavo Henrique Dutra de Menezes da chefia do Comando Militar do Planalto. Dutra estava à frente das tropas durante os atos terroristas de 8 de janeiro, que culminaram na invasão e depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF).
De acordo com a CNN Brasil, Dutra será substituído pelo general Ricardo Piai Carmona, atual diretor de Educação Superior Militar. Ele passa a integrar a 5ª Subchefia do Estado-Maior do Exército, responsável pelas relações exteriores do Exército com outras forças armadas do mundo.
Um inquérito policial, acompanhado pelo Ministério Público Militar, apura suposta leniência do general na desocupação do acampamento golpista em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília.
A movimentação ocorre após reunião do Alto Comando, em que foram decididas 76 promoções e trocas de postos de oficiais-generais. Todos os comandos militares de área, com exceção do Comando Militar do Leste, foram trocados.
Os quartéis-generais que terão novos chefes a partir desta quinta são:
- Comando Militar do Planalto – sai general Gustavo Henrique Dutra de Menezes; entra Ricardo Carmona;
- Comando Militar da Amazônia (CMA) – sai general Achilles Furlan; entra general Ricardo Costa Neves;
- Comando Militar do Norte (CMN) – sai general Ricardo Costa Neves; entra general Guilherme Pinheiro;
- Comando Militar do Nordeste (CMNE) – sai general Richard Nunes; entra general Kleber Vasconcelos;
- Comando Militar do Oeste (CMO) – sai general Anísio David; entra general Luiz Baganha;
- Comando Militar do Sudeste (CMSE) – sai general Pedro Montenegro (interino); entra general Guido Amin;
- Comando Militar do Sul – sai general Fernando Soares; entra Hertz Pires.
As trocas foram publicadas hoje, mas há passagens de comando que acontecem no fim de março e, por conta disso, esses oficiais só vão assumir em abril.