Exposição no MAM homenageia obra do fotógrafo e ambientalista Frans Krajcberg

Atualizado em 17 de maio de 2023 às 14:20
Frans Krajcberg. Foto: Geraldo Moniz/MAM

Polonês naturalizado brasileiro, Frans Krajcberg será homenageado, no Museu de Arte Moderna (MAM) do Instituto do Patrimônio (Ipac), com a exposição “Entreatos II – Frans Krajcberg Novas Aquisições”, que reúne 13 obras do artista. Falecido em 2017, aos 96 anos, Krajcberg foi considero o melhor escultor do mundo ao receber o conceituado Prêmio de Enku, no Japão, em 2015.

Segundo a diretora geral do Ipac, Luciana Mandelli, a exposição é uma das ações de preservação, conservação, institucionalização e promoção das obras de Krajcberg previstas para 2023. A mostra integra a Semana de Museus (16 a 21/05), evento nacional organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), responsável pela política pública de museus no Brasil.

A 21ª Semana tem como tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-estar”. Mandelli lembra que Krajcberg foi um dos primeiros artistas a cunhar a expressão “sustentabilidade”, ao tratar das emergências climáticas e das questões ambientais em geral e, por isso, tornou-se a principal atração do evento, na Bahia.

O acervo de obras de Krajcberg chegou a ser disputado historicamente por vários estados brasileiros e por outros países, mas tudo foi doado ao Estado da Bahia pelo artista, ainda em vida. Segundo a diretora geral do Ipac, essa doação foi referendada pela Justiça da Bahia, em 2022. O Ipac abriu um Inventário Público para o cadastro e o registro de todo o Acervo Krajcberg e, em obediência à lei, criou uma comissão de acompanhamento. Parte do acervo de Krajcberg está sendo guardado e tratado no Museu do Recôncavo (Caboto, Candeias) devido ao grande espaço e maquinário especializado disponíveis.

O curador da mostra de Krajcberg no MAM, Daniel Rangel, informa que as 13 obras serão transferidas para o museu. Com a mostra de Krajcberg, o MAM fica com cinco exposições simultâneas, além de ações educativas e artístico-culturais. Informações: telefones (71) 31176132 e 31176139 (segunda a sexta, 9h às 12h e 13h às 15h). Acesse o instagram @bahiamam e site www.mam.ba.gov.br.

Com informações da Ascom/MAM

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link