
O deputado federal Júnior Mano (PSB-CE) foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) nesta terça-feira (8), que apura um esquema de desvio de recursos públicos por meio de fraudes em licitações e contratos. Ele coleciona diversas polêmicas.
O parlamentar teve seu gabinete em Brasília vasculhado por agentes federais na manhã de hoje. Além do gabinete, outros endereços ligados ao deputado no Distrito Federal e no Ceará também foram alvos da operação.
Segundo a investigação, ele teria papel central na manipulação das eleições municipais de 2024 em pelo menos 50 cidades do Ceará.
De acordo com a PF, o esquema envolvia o uso de emendas parlamentares para desviar dinheiro público em prefeituras cearenses. Os valores ilícitos teriam sido direcionados ao financiamento de campanhas eleitorais. Júnior Mano já estava na mira dos investigadores desde dezembro do ano passado.
Quem é Júnior Mano?
Antônio Luiz Rodrigues Mano Júnior tem 40 anos e nasceu em Nova Russas, no interior do Ceará. Iniciou sua carreira política como vice-prefeito da cidade em 2016 e foi eleito deputado federal em 2018 com 67.917 votos.
Em 2022, foi reeleito com 216.531 votos, sendo o segundo mais votado do estado. É empresário, administrador e integra as comissões de Saúde e de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional na Câmara dos Deputados.
Traidor
Em 2024, Mano traiu Jair Bolsonaro após participar de um ato de campanha de Evandro Leitão, do PT, que derrotou o bolsonarista André Fernandes (PL) no segundo turno da disputa pela prefeitura de Fortaleza, e foi expulso do PL a pedido do próprio ex-presidente. Após a expulsão, ele se filiou ao PSB.
Na manhã desta quinta-feira (04/07) participei de um café da manhã com o Presidente @jairbolsonaro. Na ocasião, levei a pauta dos trabalhadores rurais para que eles fiquem fora da Reforma da Previdência e também tratei de assuntos relacionados a agricultura do nosso país, pic.twitter.com/zG2DxX6QSp
— Júnior Mano (@JuniorManoDep) July 4, 2019
Em 2021, chegou a ser declarado inelegível pelo Tribunal Regional Federal do Ceará por abuso de poder político nas eleições de 2020, mas a decisão foi revertida pelo TSE.
Júnior Mano também é casado com Giordanna Silva Braga Mano (PRD), prefeita de Nova Russas. Em 2022, o TRE-CE cassou o diploma dela e do vice-prefeito José Anderson por abuso de poder e compra de votos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/h/n/A6T2BBToiUKRcwfPAhBA/junior-mano-e-esposa-atual-prefeita-de-nova-russas-cidade-onde-mano-nasceu-e-foi-vice-prefeito.jpg)
Amizade com Hugo Motta
O deputado mantém uma relação próxima com Hugo Motta (PL-PB), atual presidente da Câmara. No fim de junho, Motta convidou Mano e sua esposa para o São João de Patos, na Paraíba, cidade natal do parlamentar e administrada por seu pai, Nabor Wanderley.
Júnior Mano também apoiou publicamente a candidatura de Motta à presidência da Casa. Em publicações nas redes sociais, ele deseja ao amigo “sucesso na condução dessa Casa Legislativa, com a missão de sempre buscar o melhor para o nosso país”.
Ver essa foto no Instagram