Destaques

Extrema direita recua e partido de Macron “leva novo tapa na cara” no 1° turno das eleições regionais na França

O presidente francês Emmanuel Macron durante discurso no qual anunciou novas medidas de luta contra a pandemia nessa quarta-feira, 31 de março. Foto: Reprodução

Publicado originalmente no RFI:

A imprensa francesa analisa nesta segunda-feira (21) os resultados do primeiro turno das eleições regionais na França. A votação nesse domingo (20) trouxe algumas surpresas. Ela foi marcada por um recorde histórico de abstenção muito superior ao que previam as pesquisas. Dois terços dos eleitores (66,1%) boicotaram as urnas, contra menos de um terço em 2015 (49,9 %).

Para o diário Le Parisien, a crise democrática está confirmada no país. “A pandemia de Covid-19 não é suficiente para explicar esse desencontro entre cidadãos e políticos”, opina o jornal Libération. Entre os eleitores de 18 a 24 anos, a abstenção alcançou 87%.

A direita republicana (sigla Os Republicanos- LR) sai reforçada do primeiro turno das eleições regionais, à frente em sete das 13 regiões administrativas do país, enquanto o partido do presidente Emmanuel Macron (A República em Marcha-LREM) “toma um novo tapa na cara” ao chegar em quinto lugar, nota o jornal britânico The Guardian. Quatro anos após a chegada de Macron ao Palácio do Eliseu, o partido governista continua sem implantação local, com apenas 11% de votos.

Os eleitores que foram às urnas optaram majoritariamente pelos atuais presidentes de região no poder. Isso faz da esquerda (Partido Socialista-PS e aliados) a segunda vencedora da votação. O Partido Socialista tem a possibilidade de manter suas cinco regiões, destaca o Le Monde.

Partido de Le Pen lidera em apenas uma região

Por outro lado, “longe do desempenho previsto pelas pesquisas, o partido de extrema direita de Marine Le Pen (Reunião Nacional) recua em todas as regiões”, ressalta o Libération. O RN perde pelo menos nove pontos em relação à eleição anterior e chega em primeiro lugar em apenas uma região – Paca, sigla de Provence-Alpes e Côte d’Azur. Mas como a direita chega logo atrás com 4 pontos de desvantagem, os nacionalistas sequer têm garantias de conquistar essa região no segundo turno, no próximo domingo (27).

A abstenção entre os eleitores de Marine Le Pen foi altíssima, estimada em 69%. Só um terço dos trabalhadores da indústria, que hoje formam boa parte do eleitorado de Le Pen, depositaram seu voto na urna.

Mudança de perspectiva para presidencial de 2022

A campanha foi curta e quase inexistente por causa da pandemia, sem comícios, distribuição de panfletos e porta a porta, como é de costume na França. “Marine Le Pen acreditou muito depressa que sua hora tinha chegado”, ironiza o Le Parisien. Sem querer ou querendo, os franceses começaram a mudar o contorno da eleição presidencial de maio de 2022.

Um duelo entre o centrista Emmanuel Macron e Marine Le Pen não é mais uma certeza. Macron poderá enfrentar no segundo turno um candidato de direita, e o político que sai deste primeiro turno com a melhor credencial para este desafio é Xavier Bertrand, do LR, ex-ministro do Trabalho e da Saúde no governo de Nicolas Sarkozy.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Toffoli anula decisões da Lava Jato contra Marcelo Odebrecht

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou nesta terça-feira (21) todos os…

46 minutos ago

Ao Vivo: Acompanhe o julgamento que pode cassar o mandato de Moro no TSE

https://www.youtube.com/watch?v=P2s1p6eWGW0   Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está analisando os pedidos feitos pelo PL e pela…

52 minutos ago

Polícia investiga quem decidiu deixar animais que morreram em loja da Cobasi no RS

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul instaurou um inquérito para investigar a unidade…

53 minutos ago

Testemunhas de Jeová pedem fiéis que ajudem ao RS fazendo Pix à própria igreja

A liderança dos Testemunhas de Jeová no Brasil solicitou às suas congregações que instruam os…

2 horas ago

Rapper é preso por estupro de vulnerável em Goiás

O rapper Wilker de Souza Dias foi preso nesta segunda (20) pela polícia de Goiás…

2 horas ago

VÍDEO: PMSP agride Suplicy e estudantes em protesto contra escolas cívico-militares

O projeto da criação de escolas cívico-militares entrou em votação na Assembleia Legislativa do Estado…

3 horas ago