FAB se faz de desentendida sobre fuga de Olavo de Carvalho com ajuda de Bolsonaro

Atualizado em 20 de novembro de 2021 às 19:40
Olavo de Carvalho
Olavo de Carvalho | Mauro Ventura | Site Oficial de Olavo de Carvalho/Divulgação

O guru de Bolsonaro, Olavo de Carvalho deixou o país após ser intimado pela Polícia Federal para prestar depoimento no inquérito que apura a existência de uma milícia digital voltada a desacreditar a democracia e as instituições.

A escritora Daniela Abade compartilhou nas redes sociais uma apuração em que Olavo poderia ter fugido do Brasil utilizando um avião da FAB, que depois foi utilizado pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria. Confira a apuração de Daniela na íntegra AQUI.

Após a denúncia, o jornalista Samuel Pancher questionou a Força Aérea sobre os indícios da fuga de Olavo de Carvalho. Em resposta, a FAB afirmou que “a Força Aérea Brasileira não possui informações sobre passageiros transportados em voos solicitados por autoridades”.

Confira abaixo:

Leia também:

1- Presa por mandar matar o pai, filha publicou: “Deus te dê descanso”

2- Tropa de choque bolsonarista silencia diante da denúncia de que general Heleno conspirou contra o STF

3- Campanha de Doria nas prévias do PSDB usa FHC para queimar Aécio

Afinal, é possível é possível pegar uma carona no avião da FAB?

Não é preciso ser militar ou membro do alto escalão político para viajar em aviões da FAB. Qualquer cidadão pode embarcar em aeronaves de transporte da FAB e ir para diversas localidades do Brasil. O serviço é gratuito e ilimitado, mas a experiência é bem diferente de um voo comercial.

Viagens de civis em aeronaves da força aérea são coordenadas pelo Correio Aéreo Nacional. O interessado no voo deve entrar em contato com um posto do CAN e preencher uma ficha de cadastro informando o destino para o qual pretende viajar.

O passageiro, entretanto, não escolhe o dia ou horário da viagem no avião da FAB, pois os voos não são regulares como os de uma companhia aérea. Em vez disso, a pessoa seleciona um intervalo de 15 dias. Se nesse espaço de tempo surgir uma vaga na aeronave que vai para o destino informado na ficha de inscrição, o cidadão é chamado para o voo.

Voos exclusivos para autoridades

As missões operadas pelo Correio Aéreo Nacional transportam essencialmente militares e os civis inscritos no programa. Membros do escalão político nacional, por outro lado, podem solicitar voos exclusivos do Grupo de Transporte Especial.

Nesse caso, o transporte aéreo pode ser solicitado pelo presidente da República, vice-presidente, ministros de estado, comandantes das forças armadas e os presidentes do Senado Federal, Câmara dos Deputados e do Supremo Tribunal Federal.

O Grupo de Transporte Especial é o esquadrão da FAB que opera o avião presidencial brasileiro, o FAB VC-1A “Santos Dumont”, entre outras aeronaves oficiais de acesso restrito.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.