FAB expulsa militar preso com cocaína em comitiva de Bolsonaro

Atualizado em 12 de maio de 2022 às 20:55
Segundo-sargento da Aeronáutica Manoel Silva Rodrigues foi preso por levar no voo 39 kg de cocaína

A Força Aérea Brasileira (FAB) decidiu expulsar o militar preso com cocaína na comitiva de Jair Bolsonaro. O sargento Manoel da Silva Rodrigues foi detido na Espanha em 2019 com 39 quilos da droga enquanto viajava com o presidente. Ele foi preso em junho do mesmo ano na cidade de Sevilha. A expulsão do sargento se dá como desdobramento do processo aberto pela Justiça Militar para apurar as circunstâncias em que a droga foi apreendida.

Em fevereiro, Manoel foi condenado a a 14 anos e 6 meses de prisão e também recebeu uma multa. Também foi condenado na Espanha, onde continua detido, a seis anos de prisão.

Em nota, a FAB informou que “o tempo decorrido até a efetiva expulsão do sargento esteve condicionado ao cumprimento dos devidos trâmites administrativos de intimação do militar”. No texto divulgado, a instituição ainda diz que atua para “coibir irregularidades” e também que “repudia condutas que não representem os valores, a dedicação e o trabalho do efetivo em prol do cumprimento de sua missão institucional”.

No julgamento do sargento, o juiz militar Frederico Magno de Melo Veras disse que a apreensão da droga indica que o acusado se dedicava a atividade criminosa. Apontou que o militar se valeu dos conhecimentos adquiridos na profissão para se esquivar da fiscalização de suas bagagens.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link