Fachin convoca reunião entre TSE, Forças Armadas e Polícia Federal sobre eleições

Atualizado em 15 de julho de 2022 às 19:58
Fachin
Presidente do TSE, ministro Edson Fachin
Foto: Reprodução

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, convocou uma reunião com todas as entidades fiscalizadoras que vão participar do acompanhamento do sistema eleitoral durante as eleições. Isso inclui as Forças Armadas e a Polícia Federal

Segundo a corte eleitoral, o encontro marcado para 1º de agosto tem como objetivo a apresentação das orientações por técnicos do tribunal sobre as “etapas, métodos, locais e formas” de fiscalização e auditoria do sistema eletrônico de votação.

O TSE tem sido pressionado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e pelas Forças Armadas, que acreditam que os preparativos para as eleições e até mudanças nas regras de auditagem, precisam de maior participação da Defesa.

Na quinta-feira (14), o ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira participou de audiência no Senado e voltou a pedir que o tribunal reconsidere as sugestões enviadas pela pasta, as quais foram rejeitadas pelo TSE.

Na audiência, um dos pontos defendidos pelo ministro foi a implementação de uma “votação paralela” com cédulas de papel, para testar a auditagem nos dias da eleição.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link