Fachin defende posição firme contra ameaças à democracia e divulgação de fake news

Atualizado em 4 de maio de 2022 às 16:58
Fachin defende posição firme contra ameaças à democracia
Presidente do TSE, ministro Edson Fachin
Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, defendeu uma posição firme contra ameaças à democracia e contra a divulgação de fake news, em meio à crise entre os poderes. Ele destacou a importância de manter as liberdades democráticas para as gerações futuras.

Fachin discursou nesta quarta-feira (4) no início da sessão do plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), destacando que falava na condição de presidente do TSE.

“O respeito entre as instituições e a harmonia entre os poderes dependem hoje não só da abertura para o diálogo, mas também de uma posição firme: não transigir com as ameaças à democracia; não aquiescer com informações falsas e levianas; não permitir que se corroa a autoridade do Poder Judiciário”, afirmou o ministro.

“As liberdades democráticas integram o patrimônio moral das gerações futuras, a quem por primeiro devemos Justiça. É, portanto, nossa missão social garantir que tenham futuro mesmo diante dos desafios direcionados às instituições democráticas”.

Fachin pediu que todos defendam a normalidade e disse que o Judiciário está à altura do desafio imposto. Ele também pregou a cooperação entres as instituições.

É necessária a firme cooperação das instituições da República para que a confiança que o povo brasileiro sempre teve no Poder Judiciário Brasileiro, especialmente neste Supremo Tribunal Federal, possa ser atestada como um fato histórico, possa ser referendada diante do exercício sério e independente das competências constitucionalmente destinadas a esta instituição, e seja amplamente reconhecida por meio de informações verdadeiras veiculadas por agentes públicos e privados comprometidos com o Estado Democrático de Direito” disse o presidente do TSE.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link