Fake news: Bolsonaro republica vídeo de 2021 para acusar PT de ordenar facada

Atualizado em 27 de julho de 2023 às 16:42
O ex-presidente Jair Bolsonaro
Foto: Joe Raedle/Getty Images/AFP

O ex-presidente Jair Bolsonaro ressuscitou um vídeo de 2021 para insinuar que o PT ordenou a facada contra ele em 2018. Nesta quinta (27), ele publicou nas redes sociais trecho de entrevista de José Dirceu em que ele diz que o atentado foi “um dos erros nossos”.

Segundo o vídeo compartilhado por Bolsonaro, no trecho Dirceu “assume” que a sigla foi responsável pela facada. Seu filho, o vereador Carlos Bolsonaro, já havia compartilhado o mesmo conteúdo em 2021 para tentar dar força à narrativa de que a esquerda seria autora do atentado.

Na ocasião, o próprio Dirceu desmentiu a narrativa e esclareceu a declaração. “Minha fala é uma lista de fatos imprevisíveis na política, que poderiam impedir a eleição do Lula ou do Haddad em 2018. Dentre eles, possíveis erros nossos E a facada em Bolsonaro. Coisas diferentes, compondo a mesma listagem de fatos imprevisíveis”, afirmou. Ele ainda disse que o clã Bolsonaro “distorce de próposito” sua fala.

O trecho é de uma entrevista do petista ao canal Tutaméia, no YouTube, transmitida em abril de 2021.

A Polícia Federal já negou a hipótese várias vezes e deixou claro que Adélio Bispo agiu sozinho. O delegado Rodrigo Morais Fernandes já explicou por duas vezes que não houve mandante no crime e explicou que a corporação analisou quebras de sigilos do autor, não encontrando nenhuma outra pessoa que tenha alguma ligação com o ato.

A investigação fez uma análise exaustiva das imagens do dia do atentado, além de perícia em computadores da lan house que Adélio frequentava, mensagens em aplicativos de conversa, 2 terabytes de imagens e mais de 250 gigabytes de informações em mídia.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link