Fake news: Mensagens em grupos de WhatsApp e Telegram associam Lula ao Hamas

Atualizado em 11 de outubro de 2023 às 10:53
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo

A empresa de tecnologia Palver conduziu o monitoramento de 41 mil grupos públicos de WhatsApp e Telegram, identificando um expressivo volume de mensagens que estabelecem uma conexão entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o grupo palestino Hamas.

Esse movimento conspiratório teve início durante o conflito entre Israel e Palestina, e foi respaldado por uma declaração do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Bolsonaro publicou: “Pelo respeito e admiração ao povo de Israel, repudio o ataque terrorista feito pelo Hamas, grupo terrorista que parabenizou Luís [sic] Inácio Lula da Silva quando o TSE [Tribunal Superior Eleitoral] o anunciou vencedor das eleições de 2022”.

Conforme relatório da Palver, o conflito é o tema predominante nos grupos públicos, e discussões relacionadas a ele são amplamente debatidas. No entanto, a declaração de Bolsonaro acerca de Lula teria acrescentado uma dimensão política à repercussão.

Delegacia destruída no sul de Israel após ataque do Hamas. Foto: REUTERS/Ronen Zvulun

Entre sábado (7) e a noite de segunda-feira (9), a empresa identificou 15.195 mensagens sobre o conflito. Das comunicações feitas na segunda-feira que mencionavam Lula, 20,79% faziam referência ao grupo responsável pelo ataque a Israel.

Em algumas mensagens, alega-se que Lula financiou “os ataques ao povo de Israel”, acompanhadas por imagens de crianças em situação de vulnerabilidade.

Até a segunda-feira, as menções a Bolsonaro nos grupos de WhatsApp e Telegram aumentaram em 49,40%, em comparação com 9,56% para Lula. As informações foram divulgadas pela colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link