Fakhoury, investigado pelo STF, amplia influência política em racha bolsonarista

Atualizado em 9 de janeiro de 2022 às 8:51
Veja o Otávio Fakhoury
Otávio Fakhoury. Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

Empresário bolsonarista Otávio Fakhoury, que foi detonado pelo senador Fabiano Contarato (PT) por suas falas homofóbicas, expandiu sua influência política dois meses após o encerramento da CPI da Pandemia.

LEIA MAIS:

1 – Carta de Barra Torres a Bolsonaro “integra história do Brasil”, diz Dino

2 – Ministro diz que Bolsonaro “não elege ninguém” em uma região do Brasil; Saiba qual

3 – Lula se solidariza com vítimas e familiares da tragédia em Capitólio

Fakhoury, que é investigado, amplia atuação política

O empresário foi indiciado por incitação ao crime pela comissão.

Ele também é investigado em dois inquéritos no STF, o das fake news e o dos atos antidemocráticos. Seu nome é vinculado com o chamado gabinete do ódio bolsonarista.

Segundo a Coluna de Guilherme Amado no Metrópoles, ainda assim ele foi nomeado vice-presidente nacional do PTB na Região Sudeste e chefia o diretório de São Paulo da legenda.

E foi visto em uma churrascaria de Brasília reunido com diversos políticos influentes no campo bolsonarista, como o deputado Helio Negão e o ex-senador Magno Malta.

Ele diz que essa atuação é parte das funções que lhe cabem como dirigente nacional do PTB.

No fim de 2021, o empresário procurou o ex-deputado Nelson Marquezelli para pedir conselhos sobre a atuação política. Marquezelli exerceu sete mandatos na Câmara e foi um dos homens fortes do PTB por décadas.

Ainda há quem acredite que o PTB integra o grupo de sustentação da candidatura de Jair Bolsonaro à reeleição.

Mas Fakhoury está crescendo dentro de um racha de São Paulo. O partido pode dividir o eleitorado bolsonarista caso lance o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub na disputa pelo governo estadual. Jair quer apoaiar o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, que deve se filiar ao PL – homem do Centrão.

O empresário bolsonarista já deturpou a Justiça para atacar o DCM. Contra reportagens publicadas sobre ele, o vice-presidente nacional do PTB foi apoiado por figuras como o blogueiro foragido Allan dos Santos e a youtuber Bárbara Destefani, do canal TeAtualizei.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link