Fala de Orbán sobre pureza racial choca comitê de sobreviventes de Auschwitz

Atualizado em 26 de julho de 2022 às 23:27
Viktor Orbán ganha eleições na Hungria e conquista 5º mandato. Foto de Viktor Orbán usando terno preto, cabelo grisalho e acenando par ao público.
Primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán. Foto: Attila KISBENEDEK/AFP

 

O Comitê Internacional de Auschwitz, formado em 1952 por sobreviventes do famoso campo de concentração nazista, hoje um memorial localizado na Polônia, afirmou nesta terça-feira (26) ter ficado “horrorizado” com os comentários do primeiro-ministro húngaro e aliado de Jair Bolsonaro, Viktor Orbán, sobre uma “raça húngara não-misturada”, apelando para que a União Europeia “se distancie de tais conotações racistas”.

O discurso “estúpido e perigoso” do líder ultranacionalista de extrema direita lembra aos sobreviventes do Holocausto “os períodos sombrios de sua própria exclusão e perseguição”, disse Christoph Heubner, vice-presidente da organização, em uma declaração.

Ele chamou o chanceler austríaco Karl Nehammer, que está recebendo Orbán em visita oficial a Viena na quinta-feira (28), para defender a União Europeia. É necessário “fazer o mundo entender que Orbán não tem futuro na Europa”, cujos valores ele “nega conscientemente”.

Em um discurso no sábado (23), na Transilvânia romena, onde reside uma grande comunidade húngara, o líder nacionalista, conhecido por sua política antimigrante, reafirmou virulentamente sua rejeição a uma sociedade “multi-étnica”.

“Não queremos ser uma raça mista”, misturando com “não-europeus”, declarou ele.

Países “onde os povos europeus e não-europeus vivem juntos não são mais nações. Estes países não são mais do que conglomerados de povos”, afirmou Orban. Ele havia feito observações semelhantes no passado, mas sem usar o termo “raça”, de acordo com especialistas.

“Má interpretação”

O governo se defendeu nesta terça-feira, por meio do seu porta-voz Zoltan Kovacs, contra “uma má interpretação” das observações por “pessoas que claramente não entendem a diferença entre a mistura de diferentes grupos étnicos da esfera judaico-cristã, e a mistura de povos de diferentes civilizações”.

Orbán também fez uma alusão arrogante às câmaras de gás do regime nazista ao criticar o plano de Bruxelas de reduzir a demanda de gás europeia em 15%. “Não vejo como eles podem forçar os Estados-membros a fazer isto, embora haja know-how alemão neste campo, como o passado tem mostrado”, provocou.

A comunidade judaica húngara também se opôs ao discurso. “Muitas espécies diferentes habitam nosso planeta. Em duas pernas, trabalhando, falando e às vezes pensando, apenas uma espécie vive nesta terra: o Homo Sapiens. Esta raça é única e indivisível”, escreveu o rabino-chefe Robert Frölich no Facebook.

Entre os políticos, o ministro romeno das Relações Exteriores, Bogdan Aurescu, chamou tais “ideias” de “inaceitáveis”.

Publicado originalmente na RF1

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link