“Falar em intervenção na Petrobras é desinformação”, diz Jean Paul Prates

Atualizado em 14 de março de 2024 às 0:04
Presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (13), o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, usou suas redes sociais para criticar o que ele descreveu como “especulação e desinformação” em relação à empresa. Essas declarações surgem após acusações de que o governo estaria intervindo na estatal ao adiar a distribuição de dividendos extraordinários:

O mercado ficou nervoso esperando dividendos sobre cuja decisão foi meramente de adiamento e reserva. Falar em “intervenção na Petrobrás” é querer criar dissidências, especulação e desinformação.

É preciso de uma vez por todas compreender que a Petrobrás é uma corporação de capital misto controlada pelo Estado Brasileiro, e que este controle é exercido legitimamente pela maioria do seu Conselho de Administração. Isso não pode ser apontado como intervenção! É o exercício soberano dos representantes do controle da empresa.

Prédio da Petrobras. Foto: Divulgação

É legítimo que o CA se posicione orientado pelo Presidente da República e pelos seus auxiliares diretos que são os ministros. Foi exatamente isso o que ocorreu em relação à decisão sobre os dividendos extraordinários.

Somente quem não compreende (ou propositalmente não quer compreender) a natureza, os objetivos e o funcionamento de uma companhia aberta de capital misto com controle estatal pode pretender ver nisso uma intervenção indevida.

Vamos voltar à razão e trabalhar para executar, eficaz e eficientemente, o Plano de Investimentos de meio trilhão de reais que temos pelos próximos cinco anos à frente, gerar empregos, renda, pesquisa, impostos e também lucro e dividendos compatíveis com os nossos resultados e ambições.

Originalmente publicado no X do Jean Paul Prates
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link