Falência: empresa dona do Starbucks, Subway e Eataly no Brasil pede recuperação judicial

Atualizado em 1 de novembro de 2023 às 7:12
Fachada de loja da Starbucks. (Foto: Reprodução)

Na última terça-feira (31), a SouthRock Capital, que opera marcas como Starbucks, Subway e Eataly no Brasil, tomou a decisão de entrar com um pedido de recuperação judicial na 1ª Vara de Falências da Justiça de São Paulo, citando um passivo de R$ 1,8 bilhão.

A decisão da empresa visa resguardar suas operações no país e ajustar seu modelo de negócios à atual realidade econômica, conforme afirmou o fundo de investimentos em comunicado oficial. Importante ressaltar que o processo está sob sigilo judiciário.

A companhia aponta que os desafios econômicos decorrentes da pandemia, aliados à inflação e às taxas de juros elevadas, têm agravado as dificuldades enfrentadas por todos os varejistas.

“Os ajustes incluem a revisão do número de lojas operantes, do calendário de aberturas, de alinhamentos com fornecedores e stakeholders, bem como de sua força de trabalho tal como está organizada atualmente”, disse.

Logo de loja da Subway, operada no Brasil pela SouthRock Capital. (Foto: Reprodução)

Vale destacar que a SouthRock Capital adquiriu a filial brasileira do Eataly em agosto do ano passado, buscando expandir a marca no mercado nacional. Atualmente, a empresa possui uma unidade em São Paulo. Por outro lado, a operação do Starbucks no Brasil foi vendida para o fundo de investimento em 2018.

A empresa assegura que todas as marcas continuarão operando normalmente durante o processo de reestruturação em andamento.

Fundada em 2015 pelo investidor americano Ken Pope, a SouthRock também é a responsável pela operação e licenciamento da Brazil Airport Restaurantes (BAR), empresa de serviços de restaurantes voltada para estabelecimentos localizados nos aeroportos do país, incluindo o Aeroporto de Guarulhos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link