Falta de segurança faz Itamaraty suspender a viagem de brasileiros de Gaza ao Egito

Atualizado em 14 de outubro de 2023 às 6:58
Brasileiros arrumando a bagagem no ônibus que sairá de Gaza rumo ao Egito. Foto: Divulgação

Após carregar os ônibus destinados a levá-los para o sul da Faixa de Gaza, o grupo de 19 cidadãos brasileiros abrigados em uma escola católica palestina recebeu uma notícia desanimadora neste sábado (14).

Segundo informações de Isabela Leite e Thaiza Pauluze, da GloboNews, eles aguardavam desde a manhã a autorização da Embaixada do Brasil na Palestina para iniciar sua jornada, mas próximo ao meio-dia em Gaza, o embaixador Alessandro Candeas informou que Israel não havia concedido permissão para atravessar o território.

Como resultado, a recomendação agora é que retornem ao abrigo e aguardem novas orientações.

Os ônibus, que chegaram durante a noite de sexta-feira (13), não puderam ser utilizados devido ao risco associado aos contínuos bombardeios realizados por Israel.

Brasileiros esperam a autorização para deixarem o norte da Faixa de Gaza — Foto: Divulgação

Os brasileiros estão atualmente abrigados na Rosary Sisters School, ao norte de Gaza, e têm como destino a cidade de Khan Younes, ao sul, um trajeto de aproximadamente 25 km que normalmente levaria cerca de 30 minutos. No entanto, devido às circunstâncias, esse deslocamento estava levando mais de duas horas.

Após chegar ao sul de Gaza, os brasileiros aguardarão a chegada de um avião enviado pelo governo brasileiro para repatriá-los e trazê-los de volta ao Brasil.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, indicou que o embarque ocorrerá em um local próximo à fronteira com a Faixa de Gaza, no Egito, em vez da capital, Cairo. A previsão é que o voo parta ainda neste sábado.

Até o momento, a Força Aérea Brasileira transportou com segurança 632 brasileiros que estavam em Israel de volta ao Brasil. A aeronave VC-2, cedida pela Presidência da República e com capacidade para 40 pessoas, está em Roma, aguardando autorização para seguir para o Egito e resgatar os brasileiros que devem sair de Gaza.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link