Falta sinalização para pedestres e ciclistas nas cidades brasileiras. Você pode mudar essa situação

Atualizado em 11 de junho de 2014 às 22:44

placa curitiba

 

Os turistas estrangeiros que já chegaram ao Brasil para assistir aos jogos da Copa do Mundo vão sofrer para se orientar nas nossas cidades. De acordo com o portal Mobilize Brasil, 90% das placas de sinalização dos centros urbanos estão nas ruas apenas para guiar motoristas, embora se saiba que dois terços dos deslocamentos pelas cidades brasileiras são feitos a pé, de ônibus, trens e metrô, ou pedalando.

A fim de avaliar a quantas anda a sinalização para pedestres e ciclistas nas metrópoles e propor soluções, o portal dedicado à melhoria da mobilidade urbana e da qualidade de vida nas cidades brasileiras acaba de lançar a Campanha Sinalize. Você também pode (e deve) participar.

Pouca ou quase nenhuma indicação foi feita para informar caminhantes e pedalantes, como totens com mapas e com as melhores rotas para os principais pontos da cidade. Informações sobre itinerários e horários de ônibus nos pontos de parada também são raridades. Essa situação, de alguma forma, coloca ainda mais lenha na fogueira da ditadura do transporte individual que multiplica os congestionamentos.

Para fazer o levantamento sobre a situação da sinalização de pedestres e ciclistas, o Mobilize Brasil desenvolveu uma ferramenta exclusiva que tem como base a legislação brasileira sobre o tema e guias de melhores práticas para orientação nas ruas no Brasil e no mundo. Depois de mensurar os dados, a organização não governamental pretende publicar os resultados em um minucioso relatório on line.

A primeira etapa da campanha vai levantar em que pé está a sinalização das principais cidades com o auxílio de uma equipe de voluntários espalhados por todas as regiões do país. Você e qualquer cidadão também podem ajudar nessa empreitada. Basta cadastrar-se na página do Mobilize  e estabelecer um login e uma senha.

Ainda no site, é possível baixar três formulários. Cada um deles é específico para avaliar a sinalização de pedestres, ciclistas ou usuários de transporte público. Imprima os formulários e faça suas avaliações na cidade onde está. Aí é só acessar, fazer o login e publicar suas observações.

Antes de sair pelas ruas, o Mobilize Brasil recomenda que as avaliações sejam realizadas preferencialmente nas imediações de pontos cruciais como escolas e hospitais, terminais de ônibus, metrô e trens, avenidas movimentadas, pontos turísticos, museus e centros culturais.

Assim, todos os seus apontamentos serão incorporados a um mapa – já disponível no portal da ONG – que mostra a situação das cidades avaliadas. Fotos dos lugares que você analisou também são muito bem-vindas.