Família de Drummond sobre medalha a Daniel Silveira: “Verdadeiro deboche”

Atualizado em 1 de julho de 2022 às 16:15
Daniel Silveira
Daniel Silveira
Foto: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO

A família do escritor Carlos Drummond de Andrade divulgou uma carta nesta sexta-feira (01), na qual chamou de “verdadeiro deboche” a entrega da Medalha Biblioteca Nacional — Ordem do Mérito do Livro, da Biblioteca Nacional, ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ).

A homenagem é concedida a autoridades e intelectuais que contribuem para o universo da literatura e entre eles está Drummond, que recebeu a medalha em 1985.

“Diante desse verdadeiro deboche, a família de Carlos Drummond de Andrade vem a público lembrar que o poeta recebeu a homenagem quando a Biblioteca Nacional era dirigida pela escritora Maria Alice Barroso, nome respeitável que honrou e engrandeceu a Casa”, diz o texto.

De acordo com a carta da família, quando o poeta recebeu a honraria, “o Brasil era outro, com autoridades que se faziam merecedoras de respeito pela dignidade, pelo decoro e pela conduta ética, mandatários que, diferentemente de hoje, não nos envergonhavam como povo e não nos apequenavam como nação.”

O homenageado deste ano, Daniel Silveira, foi condenado em abril pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por ataques aos ministros da Corte. No entanto, um dia depois, ele recebeu um indulto do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Silveira confirmou à coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo, que receberia a homenagem da Biblioteca Nacional. “É uma honraria muito grande porque é em homenagem aos 200 anos da… É uma coisa que vale muito a pena”, disse o parlamentar. “Para mim é muito honroso ter o reconhecimento de lá”, afirmou.

Em 2022, a honraria será concedida a 200 personalidades por ocasião do Bicentenário da Independência. Criada há 212 anos, a Biblioteca Nacional é a mais antiga instituição cultural brasileira.

Leia a íntegra da carta da família de Drummond

“Em 1985, o escritor Carlos Drummond de Andrade recebeu a Medalha Biblioteca Nacional – Ordem do Mérito do Livro, concedida a intelectuais e autoridades que se distinguiam pelo trabalho em favor da cultura, do conhecimento e do saber. Agora, noticia-se que a comenda será entregue ao deputado Daniel Silveira, condenado à prisão pelo Supremo Tribunal Federal por ataques à democracia e a instituições que a legitimam. Diante desse verdadeiro deboche, a família de Carlos Drummond de Andrade vem a público lembrar que o poeta recebeu a homenagem quando a Biblioteca Nacional era dirigida pela escritora Maria Alice Barroso, nome respeitável que honrou e engrandeceu a Casa que também já teve, como diretores, intelectuais do porte de Josué Montello e Affonso Romano de Sant’Anna. Época em que o Brasil era outro, com autoridades que se faziam merecedoras de respeito pela dignidade, pelo decoro e pela conduta ética, mandatários que, diferentemente de hoje, não nos envergonhavam como povo e não nos apequenavam como nação.”

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link