Família de soldado da FAB morto no Ministério da Defesa pede ‘apuração profunda’ do crime

Atualizado em 20 de novembro de 2022 às 20:19
Soldado Kauan Jesus de Cunha Duarte, era militar da Força Aérea Brasileira. Foto: Reprodução

A família do soldado Kauan Jesus da Cunha Duarte, da Força Aérea Brasileira, que foi assassinado no sábado (19) por um colega com um tiro na cabeça, no prédio anexo ao Ministério da Defesa, em Brasília, divulgou uma nota cobrando a investigação do caso pelas autoridades.

A vítima foi atingida no alojamento da guarda, por seu colega de farda Felipe de Carvalho Sales. Segundo o site Metrópoles, o disparo ocorreu em uma briga entre os dois jovens de 19 anos durante a troca de turnos.

O texto da família, divulgado pelos advogados Walisson dos Reis e Wilibrando Albuquerque, pede “apuração profunda acerca das motivações de natureza subjetiva que levaram o assassino a agir de forma brutal”.

“É necessário investigar a influência de terceiros, partícipes ou não, que instigaram o homicida a agir de forma cruel contra Kauan, bem como o mote para tamanha violência e ódio”, diz outro texto.

A família também diz que causa indignação o descaso como o Ministério da Defesa enfrenta a situação: “Nenhuma mensagem oficial fora transmitida, sequer para informar a respeito do falecimento de Kauan”.

Leia a nota na íntegra:

Os procuradores que assinam a presente nota, constituídos pelos familiares de KAUAN JESUS DA CUNHA DUARTE como seus representantes legais nos procedimentos com vistas a apurar o crime de homicídio praticado por FELIPE DE CARVALHO SALES, tem a declarar que o clima de consternação motivado pelo assassinato e suas circunstâncias – para além das responsabilidades das autoridades institucionalmente designadas para a investigação do caso – indica a necessidade de apuração profunda acerca das motivações de natureza subjetiva que levaram o assassino a agir de forma brutal.

É necessário investigar a influência de terceiros, partícipes ou não, que instigaram o homicida a agir de forma cruel contra KAUAN, bem como o mote para tamanha violência e ódio.

Causa indignação o descaso como o Ministério da Defesa enfrenta a situação e o luto da Família. Nenhuma mensagem oficial fora transmitida, sequer para informar a respeito do falecimento de KAUAN, o que enseja maior perplexidade.

A Família de KAUAN JESUS, enlutada, agradece o respeito e a cobertura promovida pelos órgãos da imprensa.

A publicização das investigações, com transparência, ampla cobertura, isenção e participação da sociedade civil admitirá um desenvolvimento válido, legal e regular do processo investigatório, com a responsabilização do autor direto, eventuais participes ou instigadores, inclusive.

O homicídio de KAUAN JESUS causa consternação e tristeza e, observado o devido processo legal e a ampla defesa, não ficará impune, para o bem da história daqueles que sonham em servir à Pátria, para o bem da história da sociedade brasiliense e do Brasil.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link