Farra dos voos: General Heleno mentiu ao Congresso sobre uso de aviões da FAB pelo clã Bolsonaro

Atualizado em 8 de julho de 2023 às 8:44
O general Augusto Heleno e o ex-presidente Jair Bolsonaro em Brasília – Foto: Pedro Ladeira

O general Augusto Heleno, ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) no governo de Jair Bolsonaro (PL), mentiu ao Congresso Nacional sobre uso de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) pelo clã Bolsonaro. A informação é do Metrópoles.

O simpatizante do ex-capitão afirmou que, até outubro de 2019, só tinham ocorrido “dois apoios de deslocamento” a familiares do então presidente da República. O número correto, no entanto, é o quádruplo do que ele informou: foram, na verdade, oito voos.

O Ofício 463/2019 foi enviado por Heleno no dia 4 de outubro de 2019 à Câmara, em resposta a um requerimento de informação feito pelo então deputado federal Marcelo Calero sobre o uso de dois helicópteros oficiais para levar parentes do ex-capitão ao casamento de Eduardo Bolsonaro.

Heleno respondeu aos questionamentos de Calero citando normas que permitiam que as aeronaves fossem empregadas. “Mesmo com essa prerrogativa, o transporte de membros da família do senhor presidente não tem sido rotineiro, tendo ocorrido, até a presente data, somente dois apoios de deslocamentos da primeira-dama em aeronave da FAB, no trecho Brasília-Rio de Janeiro-Brasília”, afirmou o general.

As planilhas oficiais do GSI, entretanto, mostram que o número não estava correto. Até a data do documento assinado por Heleno, a então primeira-dama Michelle Bolsonaro já havia feito ao menos sete voos classificados na categoria “DISP PR” , ou seja, quando as aeronaves estão à disposição para serviços de interesse da Presidência.

Em 2019, Michelle viajou nos dias 22 e 24 entre Brasília e Rio. A finalidade oficial que consta das planilhas é vaga: “apoio primeira-dama”. Ela também usou jatos da FAB nos dias 10 e 12 de maio. Nas duas viagens, Michelle esteve em cultos na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio.

Já em junho, ela foi para o Rio no dia 28 e voltou para Brasília em 1º de julho. Na ocasião, Michelle participou do evento Vida Vitoriosa, da Igreja Batista. O sétimo voo foi feito um dia antes do casamento de Eduardo Bolsonaro, que ocorreu no dia 25 de maio.

Em 24 de maio, a então primeira-dama saiu de Brasília às 8 horas e pousou às 9h30 na Base Aérea do Galeão, no Rio. Já o oitavo voo levou ao Rio o filho “04” do ex-capitão, Jair Renan Bolsonaro, que queria visitar a mãe no interior do estado.

Heleno, por sua vez, afirmou que as viagens foram feitas “sem o dispêndio adicional de recursos públicos”, dando a entender que Michelle aproveitou aeronaves que já estariam, por razões oficiais, indo para o mesmo destino que ela. Vale destacar que os chamados voos “DISP PR” não estão nessa categoria.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link