Fãs de Bolsonaro espalham mentiras na rede e tentam politizar a facada. Por Larissa Bernardes

Atualizado em 8 de setembro de 2018 às 15:51
Momento da facada

Apoiadores de Jar Bolsonaro se engajaram nos últimos dias a espalhar, nas redes sociais, teorias da conspiração a respeito do ataque sofrido pelo militar em Juiz de Fora (MG), na última quinta-feira (6).

No Twitter, surgiram diversas publicações com supostos tuítes de pessoas dizendo que iriam aproveitar a visita do candidato à cidade para atacá-lo.

Alguns deles mencionam, inclusive, ataques com faca.

Sem qualquer evidência, os bolsonaristas tentam atribuir o ataque à esquerda.

Bem no estilo ‘justiça com as próprias mãos’, um perfil divulgou dados da usuária @claaribeir0 que, segundo os conspiradores, havia ameaçado ‘organizar um atentado’ para acabar com a vida do militar.

Estranhamente, no perfil dela aparece uma mensagem de que a conta foi hackeada. Nenhum tuíte com ameaça a Bolsonaro é encontrado.

Outro perfil no Twitter divulgou um compilado de supostos prints de usuários ameaçando acabar com Bolsonaro em Juiz de Fora.

Prints circulam no Twitter            

Muito estranho é que os usernames estão embaçados, o que impede que se possa entrar nos perfis para checar a veracidade – ou não – das publicações.

Neste outro, abaixo, os nomes de usuários estão nítidos. No entanto, ao tentar visitar os perfis, o Twitter indica que eles não existem.

Supostos tuítes ameaçando Bolsonaro circulam na internet

Ao acessar o perfil @lucasribeiro hoje (8), se encontra a mensagem de que a página não existe.

Mensagem do Twitter dizendo que o perfil não existe

Todos esses perfis podem, sim, terem sido deletados após a repercussão.

Ou simplesmente nunca foram criados.

Tem cheiro de armação, para tentar criminalizar a esquerda ou justificar algum ato de violência.

O exemplo vem de cima: o general Hamilton Mourão, candidato a vice na chapa de Bolsonaro, foi um dos primeiros a declarar que a facada em Bolsonaro tinha sido obra do PT.