Fátima Bernardes emociona internautas ao discutir racismo estrutural no Brasil

Atualizado em 14 de setembro de 2018 às 13:17

Segundo publicação da VejaSP, Fátima Bernardes emocionou internautas ao discutir o racismo estrutural no Brasil durante o Encontro desta sexta (14). A apresentadora recebeu a advogada Valéria dos Santos, que foi presa por policiais militares após uma discussão com a juíza que presidia a audiência, e Fred Nicácio, fisioterapeuta e estudante de medicina. A beleza do profissional acabou rendendo uma onda de comentários nas redes sociais durante a exibição do programa da TV Globo.

O convidado revelou que já foi vítima do racismo: “Já aconteceu de eu passar por situações onde o paciente chegava… e eu gosto de ficar no meio da equipe de enfermagem, e a pessoa se referir a primeira pessoa branca que ela vê, porque de forma estrutural ela recebeu um legado que o negro não pode ser o líder daquela equipe, o negro não pode ocupar o lugar do médico. Isso está errado e não é para ser assim”, explicou o universitário.

Fred chamou atenção no Instagram em 23 de agosto, quando compartilhou um clique emocionante. Na foto, o médico aparece ao lado de uma paciente de 74 anos — sendo atendida pela primeira vez por um negro: “Essa é a Dona Alcenir, e no auge dos seus 74 anos, foi a primeira vez que foi consultada por um médico negro. Obrigado por dar a honra de presenciar esse momento da sua vida, Dona Alcenir”, escreveu Fred.

No Encontro, o médico revelou por que compartilhou o clique no Instagram: “A mensagem que eu quis passar com esse post foi… por quantos médicos negros você já foi atendido na sua vida?“, questionou Fred. “A Dona Alcenir precisou esperar 74 anos para ser atendida por um médico negro, e ela levou com ela o neto de 9 anos, ele não precisou passar por isso. Nós estamos vindo com uma geração forte, que não vai se calar. Que não vai passar de cabeça baixa. É tempo de falar, de representar e de existir”, disse Fred, deixando Fátima Bernardes sem palavras.

“A gente não quer esse lugar de vítima, porque nós não somos vítimas, nós queremos apenas condições de estar no mesmo lugar, queremos apenas oportunidades iguais de disputar com qualquer pessoa, no mesmo nível, e nós conseguiremos, acredite”, finalizou Fred. Na internet, não só a beleza do médico chamou atenção, como também o seu discurso