Fator Lula decidirá disputas estaduais. Por Fernando Brito

Atualizado em 2 de julho de 2022 às 13:30
Lula é importante nas eleições

Muito mais importante que o desempenho dos candidatos a governador medido pelo Datafolha nos três mais populosos estado do país – SP, MG e RJ – é o traço comum das candidaturas alinhadas a Lula e às que (embora o escondam) se alinham a Jair Bolsonaro.

Os percentuais obtidos por Fernando Haddad (líder em SP, com 34%); Freixo no Rio (em empate com Cláudio Castro, com 22%) e Alexandre Kalil, com 21% contra o bem avaliado governador de Minas, Romeu Zema, com 48%) contrastam fortemente com os índices obtidos por Lula (43%, 41% e 48%, respectivamente).

Salvo por Fernando Haddad, cuja identidade com Lula se beneficia da campanha presidencial de 2018, os outros dois candidatos têm dificuldades em alcançar, até agora, uma identidade eleitoral com o ex-presidente. O alto grau de indecisão revelado pela pesquisa seria mais bem definido como desinformação.

Mas não é só isso: prejudicam-se, e por culpa própria, as picuinhaS partidárias que atrasam o oferecimento à população da composição mais forte de nomes que poderiam alcançar. Só agora o PSB, depois de ter obtido quase todas as concessões do PT, ameaça – timidamente – aceitar que não terá chance sem uma unidade real com Lula.

Não é o discurso para saber quem dará palanque a Lula nos Estados, mas o inverso: a quem Lula dará o seu significado nas disputas estaduais.

Já do lado governista, a identidade com Jair Bolsonaro é algo que os candidatos – até mesmo Tarcísio de Freitas, um ilustre desconhecido em São Paulo – tentam evitar tanto quanto possível, pelos altos índices de rejeição do presidente. Consideram que já têm como certos os votos bolsonaristas e, portanto, não haveria porque espantar a maioria contrária ao “Mito”.

Também neste caso, a campanha eleitoral é o “problema”.

Aqui no Rio – onde o PT tem um problema de origem por jamais ter tido uma implantação verdadeiramente forte no “povão” – com um ônus extra para o bolsonarismo, que a campanha de Freixo pouco explora: a lembrança de que Castro era cúmplice de Wilson Witzel, como seu vice-governador.

A polarização, da qual a mídia e as elites políticas reclamam, não vai ficar contida apenas na campanha presidencial.

Publicado originalmente no site Tijolaço

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link