O Wall Street Journal divulgou um relatório que mostra que Elon Musk fez sexo com uma estagiária da SpaceX e assediou outras funcionárias da empresa de foguetes. A matéria se baseia em trocas de emails, SMS, documentos e entrevistas com mais de 48 pessoas familiarizadas com as interações de Musk no ambiente corporativo.
Segundo o jornal, foram detalhados três casos que indicam que Musk teve relações com funcionárias da SpaceX em diferentes contextos. Em um desses episódios, o bilionário teria tentado iniciar um relacionamento com uma estagiária, posteriormente oferecendo a ela um cargo na SpaceX com o propósito de “identificar e resolver problemas na empresa”.
Após sua promoção para um cargo executivo na empresa, outros funcionários expressaram surpresa com a rápida ascensão da estagiária, apesar de seu talento como engenheira.
Paralelamente, a presidente da SpaceX, Gwynne Shotwell, teria perseguido uma das funcionárias com quem Musk teve um relacionamento, acusando-a de envolvimento com seu marido. A funcionária denunciou o comportamento de Shotwell ao departamento de recursos humanos, que, por sua vez, relatou o incidente à presidente da empresa.
Shotwell informou ao RH da SpaceX que queria que a mulher deixasse o escritório do CEO, possivelmente a ex-estagiária. A jovem, no entanto, preferiu não ser mencionada, embora tenha revelado manter uma amizade com Musk até hoje.
Oito pessoas que trabalharam na empresa alegaram que o bilionário “intencionalmente criou um ambiente de trabalho hostil, exibindo no local de trabalho imagens sexuais, memes e comentários depreciativos sobre mulheres e/ou a comunidade LGBTQ+”.
Vale destacar também que, em 2022, uma ex-comissária de bordo da SpaceX acusou Musk de oferecer um cavalo em troca de favores sexuais. A mulher disse que, após assumir o cargo, foi incentivada pela empresa a se licenciar como massagista para prestar esse tipo de serviço ao empresário.
Ela relatou que Musk expôs o pênis ereto para ela em uma cabine particular, esfregou a coxa dela sem consentimento e ofereceu um cavalo em troca de uma massagem erótica durante um voo para Londres em 2016.
A ex-comissária afirmou ainda que, depois de recusar a oferta, teve seus turnos reduzidos pela empresa, o que interpretou como uma forma de retaliação.