As fotos dos suspeitos de Boston

Atualizado em 19 de abril de 2013 às 7:42

FBI publica os rostos, mas não tem pista ainda para motivação.

Suspeito Número 1 e Suspeito Número 2
Suspeito Número 1 e Suspeito Número 2, 13 minutos antes das explosões

Atualização: poucas horas atrás, a polícia americana anunciou que matou um dos suspeitos, numa cidade próxima de Boston. Você pode ler mais aqui.

 

O FBI divulgou fotos e um vídeo de dois suspeitos dos atentados na maratona de Boston e pediu para que as pessoas ajudem a identificá-los. “Alguém lá fora conhece esses indivíduos”, disse Richard DesLauriers, agente especial encarregado das investigações. “Eles são considerados armados e extremamente perigosos”.

Os dois foram descritos como Suspeito Número 1 e Suspeito Número 2. Ambos estavam de boné. O primeiro de boné preto e o segundo, branco. Segundo o FBI, o Número 2 foi visto plantando uma bomba e deixando o local logo depois, em direção à rua Boylston. Não se sabe o rumo tomado pelo outro. “Nós vamos continuar melhorando a qualidade das imagens”, afirmou o agente. Os dois carregam mochilas pretas e foram filmados por câmeras de vigilância da rua nos lugares atingidos.

suspeitos

 

Pouco depois do anúncio, o site do FBI caiu devido ao excesso de acessos. Não houve menção à altura, peso ou idade dos homens — e nem à sua etnia. A explicação oficial é de que isso seria inapropriado porque poderia levar as pessoas a conclusões “potencialmente equivocadas”.

As autoridades estão confiando que a população será seus olhos e seus ouvidos. Esses homens podem ser vizinhos ou colegas de trabalho de alguém. Milhares de pistas falsas podem surgir, dada a falta de nitidez das imagens. Especialistas acham que se trata de um plano de um grupo articulado, o que inclui, naturalmente, uma rota de fuga para fora dos EUA. Se não fugiram do país, é pouco provável que não estejam muito bem escondidos.

Fotos e vídeo vieram à tona logo após a visita de Obama, que fez um discurso emotivo na catedral da cidade. Obama se encontrou com diversos corredores, dizendo como o país estava orgulhoso deles por demonstrar “o melhor do espírito americano”. A secretária de Estado para assuntos internos Janet Napolitano informou que o FBI ainda vai interrogar outras pessoas. “As investigações estão sendo realizadas. Isso não é um episódio de NCIS (seriado policial)”, declarou.

Não se sabe, ainda, se foi um ataque doméstico ou estrangeiro. “Por enquanto, não temos certeza de nenhuma das duas alternativas”, disse DesLauriers.