FBI oferece US$ 50 mil a quem der pistas sobre o assassino da deputada democrata

Atualizado em 14 de junho de 2025 às 23:42
Autoridades divulgam informações para capturar o suspeito dos crimes, Vance Boelter. Foto: Divulgação / KSTP

O FBI está oferecendo uma recompensa de até 50 mil dólares por informações que levem à prisão e condenação de Vance Luther Boelter, suspeito de dois ataques armados contra parlamentares estaduais no estado de Minnesota. Os crimes ocorreram nas primeiras horas deste sábado (14) em residências distintas no estado, deixando uma deputada morta e um senador ferido.

As imagens de Boelter e o valor da recompensa foram divulgados no site oficial do FBI e nas redes sociais do Departamento de Segurança Pública de Minnesota. Segundo as autoridades, o homem segue foragido. O caso gerou comoção nacional e acendeu o alerta sobre a escalada da violência política no país.

A primeira vítima foi a deputada estadual Melissa Hortman, morta junto ao marido, Mark Hortman, dentro da casa onde viviam. A polícia foi acionada por volta das 2h da manhã. O casal chegou a ser encaminhado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Cerca de uma hora depois, o mesmo suspeito teria atacado a casa do senador estadual John Hoffman.

Hoffman e sua esposa também foram baleados. O ataque aconteceu às 3h35, quando a polícia recebeu o chamado para investigar disparos em uma segunda residência. Ambos foram socorridos e submetidos a cirurgia. Segundo o boletim médico, o casal sobreviveu aos ferimentos.

Imagem da câmera de segurança ao flagram o suspeito. Foto: Reprodução

Imagens das câmeras de segurança indicam que o suspeito usava um chapéu de cowboy claro, camisa ou jaqueta escura com mangas compridas e gola, calça clara e uma bolsa escura. As autoridades pedem que qualquer informação seja repassada ao FBI, reforçando a importância do apoio da população para localizar o atirador.

O governador de Minnesota Tim Walz, classificou os ataques como um ato de “violência política direcionada”. Em pronunciamento oficial, Walz lamentou a tragédia e reforçou que “não se resolvem diferenças com armas”, defendendo o diálogo como pilar democrático.

Ele destacou que, mesmo em um cenário político polarizado, Minnesota tem conseguido manter o debate civilizado, ressaltando que é possível “encontrar um meio-termo e servir à população juntos”. “O discurso pacífico é a base da nossa democracia”, afirmou o representando do poder local.

Tim Walz fez um apelo contra a violência política em todo o país, lembrando que o Congresso, as casas legislativas e os conselhos escolares são espaços de debate e construção coletiva. Para o governador, o atentado deve servir de alerta e reflexão sobre os rumos do discurso político nos Estados Unidos.

Veja o vídeo:

Lindiane Seno
Lindiane é advogada e moderadora das lives no DCM.