FBI promove busca na casa de Trump na Flórida

Atualizado em 8 de agosto de 2022 às 22:15
Trump tentou ir ao Capitólio e chegou a agredir agente. Imagem: Reprodução.

 

O FBI realizou nesta segunda-feira (8) uma operação de busca na residência do ex-presidente dos EUA Donald Trump, em Palm Beach, na Flórida. A informação foi confirmada pelo próprio ex-presidente à CNN.

Mansão de Trump em Mar-a-lago. Reprodução

Em nota enviada à imprensa, o ex mandatário afirmou que sua casa, localizada em  Mar-a-Lago, um condomínio de alto luxo,  está “sob cerco, invadida e ocupada por um grande grupo de agentes do FBI.”

Trump negou-se a informar a causa da operação, mas disse que ela não havia sido anunciada e que “eles até mesmo arrombaram o meu cofre”.

“Após trabalhar e cooperar com agências relevantes do governo, esta operação não anunciada em minha casa não é necessária ou apropriada”, relatou.

Embora o teor da busca ainda não seja conhecido, Trump já havia sido alvo neste ano de um comitê da Câmara dos Deputados que apura se ele teria violado a Lei de Registros Presidenciais após caixas de documentos da Casa Branca serem encontradas em sua residência na Flórida e surgirem relatos de que ele destruiu registros enquanto estava no cargo.

O Departamento de Justiça está apurando o caso.

Segundo a Administração Nacional de Arquivos e Registros dos EUA, agência independente ligada ao governo, Trump teria levado ao menos quinze caixas de documentos da Casa Branca após deixar a Presidência.

Embora os registros sejam fundamentais para qualquer Presidência, no caso dele assumem uma relevância ímpar, uma vez que Trump é protagonista do episódio da invasão do Capitólio, que tinha por objetivo impedir a oficialização da vitória eleitoral de Joe Biden e deixou cinco mortos em Washington.