Fernandez: Na Argentina, ataques golpistas dificilmente aconteceriam

Atualizado em 22 de janeiro de 2023 às 15:39
O presidente da Argentina, Alberto Fernández. Foto: Reprodução

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, afirmou, em entrevista para a Folha de S. Paulo, na quinta-feira (19), que uma tentativa de golpe como aconteceu no Brasil no dia 8 de janeiro dificilmente ocorreria na Argentina já que, segundo ele, as Forças Armadas do país vizinho são “alinhadas à institucionalidade”. No entanto, ele lembrou o atentado contra Cristina Kirchner, sua vice.

“O que o Brasil viveu deve chamar a atenção do país e do continente. Algo assim dificilmente ocorreria na Argentina, porque temos Forças Armadas alinhadas à institucionalidade. Mas tivemos um episódio gravíssimo que foi o atentado contra a vice-presidente Cristina Kirchner. Há um certo setor da direita latino-americana que pensa que a violência é um modo adequado para combater a democracia, ameaçar a sociedade. Devemos estar alertas, sem permitir que isso ocorra em nenhum lugar”, disse Fernández.

O presidente argentino elogiou a forma como Lula reagiu aos ataques golpistas em Brasília: “Lula resolveu o problema muito bem, convocando os outros dois Poderes e defendendo a institucionalidade do Brasil”. Fernández receberá o presidente brasileiro neste domingo (22), em Buenos Aires, para reunião da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). Essa é a primeira viagem de Lula ao exterior desde que assumiu novamente a Presidência, em 1 de janeiro.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link