Fernando Haddad e Tarcísio de Freitas se enfrentam hoje no primeiro debate do segundo turno

Atualizado em 10 de outubro de 2022 às 11:00
Empresários preferem Haddad a Tarcísio
Fernando Haddad e Tarcísio de Freitas
Foto: Reprodução

Na noite desta segunda-feira (10), às 20 horas, Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos) se enfrentam no primeiro debate do segundo turno da disputa pelo governo de São Paulo.

O encontro será promovido pela TV Bandeirantes e acontecerá nos estúdios da emissora em São Paulo, na região do Morumbi, zona sul da capital paulista. Os dois candidatos confirmaram presença.

Em São Paulo, o primeiro turno terminou com a vitória de Tarcísio de Freitas, que somou 42,32% dos votos, contra 35,70% de Fernando Haddad. Em terceiro, ficou Rodrigo Garcia (PSDB), com 18,40%.

O fracasso de Garcia impõe uma marca negativa ao PSDB em São Paulo. Após 28 anos, os tucanos não governarão o estado. O desempenho ruim é confirmado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) onde o partido será a terceira força, com 9 deputados eleitos, atrás de PT (18) e PL (19).

Na pesquisa Datafolha, divulgada na última sexta-feira (7), Tarcísio de Freitas aparece à frente, com 50% das intenções de votos. Fernando Haddad tem 40%. Brancos e nulos somam 6%, e 4% seguem indecisos.

A expectativa do debate é ver Haddad, que precisa se recuperar nas pesquisas, partindo para o ataque. Tarcísio deve responder por seu desconhecimento sobre São Paulo, estado onde nunca havia morado antes e com o qual não tem relação política. Além disso, o candidato do Republicanos, ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL), pode ser alvo de perguntas sobre a má gestão da pandemia feita pelo governo federal.

Texto originalmente publicado em Brasil de Fato

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link