Festival em defesa da Feira Nacional da Reforma Agrária acontece neste domingo em São Paulo

Mais de 260 mil pessoas foram à 3ª edição da Feira Nacional da Reforma Agrária, em 2018, no Parque da Água Branca / Foto: Divulgação/MST

Publicado originalmente no site Brasil de Fato

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) luta desde o início de 2019 para obter a liberação de um local em São Paulo (SP) para a realização da 4ª Feira Nacional da Reforma Agrária. O evento ocorre desde 2015 no parque da Água Branca, mas a gestão do governador do estado João Dória (PSDB) decidiu barrar o uso do parque para a edição deste ano.

Para denunciar a intransigência de Dória e também da prefeitura de São Paulo em liberar um local apropriado para a feira, artistas, organizações e movimentos populares que defendem a alimentação saudável realizam neste domingo (4), na Ocupação 9 de julho, centro da capital paulista, o “Festival Comida de Verdade”, em defesa da Feira do MST.

O evento inicia ao meio-dia com um banquetaço de pratos elaborados por importantes cozinheiros de São Paulo – Marie-France, do restaurante La Casserole, Leila D. e Gabriel Zei, da Vila Itororó, e Bel Coelho, do Restaurante Clandestino – feitos a partir de alimentos produzidos por assentamentos e acampamentos do MST.

A programação continua até 20h, com apresentações culturais de artistas como João Gordo, Iara Rennó, Curumin, Toinho Melodia, Maria Beraldo, Gabriela Silveira, Lê Coelho, Samuca e a Selva, Andrea dos Santos, Abacaxepa, Bruna Prado, Malka, o duo Mana , Paulo Neto, Malú Lomando, entre outros.

Estão à frente da realização do evento a Rede Sustenta, o movimento Banquetaço, o Instituto Chão, a Cozinha 9 de Julho e o Movimento Sem-Teto do Centro (MSTC), responsável pela Ocupação 9 de Julho.

O local em que será realizado o festival é um prédio com famílias organizadas pelo MSTC e, desde 2016, abre suas portas para receber milhares de pessoas em almoços, festas juninas, festivais, debates e exibições de filmes.

Serviço:  

O que: Festival Comida de Verdade em defesa da Feira Nacional da Reforma Agrária   

Quando: Domingo, 4 de agosto de 2019, das 12h às 20h  

Onde: Ocupação 9 de julho (R. Álvaro de Carvalho, 427 – Bela Vista, São Paulo) 

Quanto: Entrada gratuita sujeita à lotação

PS do DCM: O Brasil de Fato está postando alguns vídeos com entrevistas no festival. Confira.

O jornalismo do DCM precisa de você para continuar marcando ponto na vida nacional. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado!