FIFA proíbe CBF de realizar eleições sem autorização e ameaça suspender clubes brasileiros

Atualizado em 24 de dezembro de 2023 às 23:48
Fifa
FIFA. Foto: AFP

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) recebeu, neste domingo (24), uma carta da FIFA e da Conmebol proibindo a entidade de convocar eleições sem a devida autorização. No documento, as federações informam que estarão no Brasil na semana do dia 08 de janeiro e orienta que os interventores não sigam adiante com seus planos de realizar o pleito.

Há uma ameaça na carta de que, se a CBF realizar eleições sem aval da Fifa e Conmebol, sofrerá processo e eventual suspensão. É citado inclusive que a seleção e os clubes ficariam fora de competições internacionais neste caso.

A crise começou com a destituição do presidente Ednaldo Rodrigues pela Justiça, no último dia 07. Quem recebeu a carta da FIFA e da Conmebol foi o ex-secretário-geral da CBF, Alcino Reis, que também está destituído. As entidades não reconhecem a gestão do interventor José Perdiz, nomeado pela Justiça do Rio.

No documento, Fifa e Conmebol dizem que Perdiz “está insistindo em realizar eleições em 30 dias úteis” e solicitou à Justiça a nomeação de uma diretoria interina para a CBF. Então, as entidades lembram que os estatutos delas obrigam as federações nacionais a conduzirem seus assuntos sem interferência externa, isto é, da Justiça.

Diz trecho da carta:

“Como previamente informado para a CBF, a Fifa e a Conmebol vão despachar uma missão conjunta para o Brasil durante a semana do dia 8 de janeiro para encontrar com os respectivos envolvidos e examinar a atual situação e trabalhar juntamente para achar uma solução para o atual estado do tema com respeito a aplicação das regras da CBF e da sua autonomia. A Fifa e a Conmebol gostariam de enfatizar fortemente que, antes que essa missão ocorra, nenhuma decisão afetando a CBF, incluindo qualquer eleições ou marcação de eleição, deve ser tomada. Se isso não for respeitado, a Fifa não terá outra opção mas submeter o assunto para seu relevante órgão de decisões para considerar e decidir, o que pode também incluir uma suspensão.”

“A esse respeito, para o bem da ordem, nós gostaríamos também de ressaltar que se a CBF eventualmente for suspensa pelo corpo relevante da Fifa, ela iria perder todos os seus direitos como membros com efeito imediato até a suspensão ser levantada pela Fifa. Isso também significaria que o representante da CBF e times de clubes não poderiam mais participar de qualquer competição internacional enquanto ela estiver suspensa. Além disso, nem a CBF nem os seus membros iriam se beneficiar de programas de desenvolvimento, cursos ou treinos com a Fifa e/ou a Conmebol enquanto essa suspensão estiver válida.”

O interventor da CBF, José Perdiz, se pronunciou por meio de sua assessoria:

“É com satisfação e respeito que recebemos esta nova carta da Fifa. Vejo como um sinal positivo termos a entidade acompanhando o processo eleitoral na CBF. Conforme determinação da Justiça brasileira, confirmada em todas as instâncias, incluindo a presidente do Superior Tribunal de Justiça e a Suprema Corte, devo convocar as eleições no prazo determinado, dentro da transparência e da lisura exigidas. É dever conduzir essa etapa transitória observando rigorosamente os marcos legais com independência e imparcialidade, em consonância com o estatuto da própria Entidade e da Fifa, tendo como único objetivo atender à determinação da Justiça brasileira.”

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link