Filho do presidente do PDT anuncia apoio a Lula; dirigente da sigla relembra histórico de alianças

Atualizado em 3 de outubro de 2022 às 18:20
Presidente do PDT Carlos Lupi e Ciro Gomes
Foto: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO

Leonardo Lupi, filho do presidente do PDT, Carlos Lupi, anunciou nesta segunda-feira (3), por meio de publicação nas redes sociais, que vai apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno. De acordo com ele, o apoio ao petista é para tirar o atual presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) da Presidência.

Veja a íntegra

“Não há nada mais urgente e necessário do que retirar Bolsonaro da Presidência do Brasil. Se o bolsonarismo – tem se mostrado forte e enraizado na sociedade, o primeiro passo para enfrentá-lo é tirar do poder a sua liderança.

Sem ilusões quanto a um novo governo do PT, ainda mais diante de um Congresso majoritariamente bolsonarista, não há, no entanto, como compactuar com a continuidade do governo atual.

A luta contra o bolsonarismo será longa e árdua. O campo progressista e democrático precisa rever toda a sua estratégia e se reconectar com as bases sociais. Não será fácil.

No dia 30 de outubro, é Lula Presidente, pra tirar Bolsonaro da Presidência e dar o primeiro passo pra derrotar o bolsonarismo no Brasil.”

 

Além de Leo Lupi, outra figura importante revelou que o PDT de Ciro Gomes pode vir a apoiar Lula no segundo turno. Segundo o jornal O Globo, o vice do partido, o deputado federal Pompeo de Mattos afirmou que a sigla se reunirá para decidir qual caminho trilhará no segundo turno.

Ele lembrou que historicamente o PDT se une ao PT na reta final das eleições presidenciais. “Temos que avaliar de maneira coletiva. Mas o PDT sempre esteve com o PT no segundo turno. Essa decisão, contudo, vai ser tomada coletivamente no início desta semana”, afirmou Pompeo.

Carlos Lupi, presidente da legenda, disse na tarde hoje que o PDT deve se pronunciar amanhã sobre o segundo turno.

A expectativa é de que o partido anuncie apoio ao ex-presidente, mas há ainda muitas dúvidas sobre qual posição Ciro deve tomar. Ontem, após o encerramento da eleição e a constatação de sua derrota, ele disse que precisava de “algumas horas” para refletir.

Lula terminou o primeiro turno em primeiro com 48% dos votos e Bolsonaro em segundo, com 43%. Ciro Gomes, por sua vez, ficou em quarto lugar com apenas 3% da preferência dos eleitores, estando atrás de Simone Tebet (MDB), com 4%.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link