Filmagem mostra indignação de Lula e cúpula do governo ao chegar no Planalto após atos de 8 de janeiro

Atualizado em 23 de abril de 2023 às 9:21
O presidente Lula (PT) na antessala presidencial, no dia 08 de janeiro. Imagem: Reprodução

Pelo menos um vídeo das câmeras de segurança do Palácio do Planalto no dia 08 de janeiro mostra a indignação do presidente Lula (PT) e de toda a cúpula do governo ao verem a situação do prédio após a invasão pelos golpistas.

O presidente ficou uma hora no prédio, vistoriou locais atacados e conversou com assessores e ministros. As imagens também trazem o ministro da Justiça, Flávio Dino, exaltado durante uma conversa com o colega José Múcio, da Defesa. O ministro Rui Costa, da Casa Civil, se junta ao grupo, sinaliza incômodo e puxa Dino e Múcio para outro local.

Ao chegar no Palácio, Lula subiu para a sua sala no terceiro andar, que não havia sido invadida. Em seguida, ele percorre o gabinete presidencial, que foi acessado pelos golpistas. Em frente ao gabinete, o presidente aponta para um equipamento de combate a incêndio que tinha sido danificado pelos invasores e demonstra indignação.

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, os líderes do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), e no Senado, Jaques Wagner (PT-BA) e o ministro da Integração Nacional, Waldez Góes, também estiveram no Palácio vistoriando os danos causados.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência envie para a Corte todas as imagens captadas no Planalto no dia 8 de janeiro.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link